Em 2024, a 5àsec celebra 30 anos de atuação no País, tendo a operação brasileira como a maior do mundo, com 554 pontos de vendas em todos os estados. Líder em seu segmento, o Grupo 5àsec obteve um crescimento de 11% no faturamento em 2023, além de implantar 40 lojas em diferentes cidades, de Norte a Sul do Brasil. Dessa forma, no ano passado foram mais de 1,5 milhão de consumidores atendidos, 12 milhões de peças processadas e 100 novos empregos gerados durante o período. Para este ano, a rede francesa segue com um plano de expansão agressivo, que visa a abertura de mais 112 operações, sendo 62 novas 5àsec e 50 novas Lavpop. Já com relação ao faturamento, a expectativa é que haja um incremento de 7% até o fim do ano.
Ao lançar a Lavpop, uma das estratégias da 5àsec foi ingressar em um mercado em que a marca francesa não conseguiria atuar, por conta do número de habitantes e perfil do consumidor. Dessa forma, com a segunda marca foi possível atingir um público-alvo mais jovem, na faixa de 30 anos, que busca por uma lavanderia democrática que proporcione qualidade aliada à um ótimo custo-benefício. Hoje, a 5àsec está presente em 167 cidades brasileiras, enquanto a Lavpop estará em 33 municípios. Isso permite que haja um adensamento maior das operações, em regiões diversificadas, podendo ser feita a implantação de modelos desde os mais enxutos ou o formato padrão, até o conceito de autosserviço, que vem ganhando a preferência dos brasileiros.
Além dos serviços tradicionais de lavanderia especializada, que englobam o tratamento de roupas, como revitalização de peças, processo de engomar, impermeabilização, higienização de roupas e acessórios, limpeza e higienização de tapetes, cortinas e edredons, a marca busca potencializar o “5àsec em casa”, que realiza a limpeza e a sanitização de estofados, tapetes, cortinas e colchões com tecnologia de última geração, sempre pensando no bem-estar dos clientes.
“O setor de Limpeza e Conservação que registrou um crescimento de 13,5% no último ano, de acordo com dados da ABF. Desde 2020, analisamos o mercado interno e externo para entender as melhores práticas, incluso relacionadas aos serviços residenciais. Notamos uma oportunidade e entendemos que, de fato, era uma necessidade dos clientes que levavam as roupas para serem limpas nas lavanderias, mas perguntavam sobre a higienização em outros itens. Para atender esta demanda, criamos o 5àsec em casa, um serviço adicional agregado a cada loja, que tem como foco auxiliar na limpeza, conservação e higienização dos estofados, tapetes, cortinas e colchões, ou seja, uma gama de produtos que estão na casa do cliente e que nós, agora, estamos preparados para atender”, explica o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.
Outra vertente que será bem explorada em 2024 será na aceleração da expansão das duas marcas de franquia. Segundo Fábio Roth, o grupo segue pensando em estratégicas para manter a diferenciação, qualidade e tradição no mercado, oferecendo um negócio seguro aos parceiros, apostando na expertise da rede e na perenidade dos negócios. “Garantir o crescimento sustentável no âmbito econômico, social e ambiental, além de fortalecer essas frentes é um dos nossos objetivos. Também focamos nos indicadores de satisfação de clientes e de franqueados para que a marca continue sendo reconhecida por todos como a melhor e especialista na prestação de serviços, fatores que têm nos rendidos muitas premiações ao longo dos anos”, ressalta.
Com um amplo portfólio de formatos de negócios, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede parte de R$ 100 mil, com o faturamento médio mensal a partir de R$ 35 mil, taxa de lucratividade de 20% e prazo de retorno do investimento de 24 a 40 meses.