Com 35 anos de existência, a Wizard by Pearson, rede de franquias de ensino de idiomas com cerca de 1.100 escolas distribuídas pelo país, lança a campanha cujo mote é “Com a Wizard o Inglês tá garantido”.
Idealizada pela agência Purpple, a campanha faz as seguintes provocações: ‘E se aquela vaga pedir inglês avançado?’; ‘E se você quiser fazer aquela viagem internacional?’; ‘E se o seu artista gringo favorito te chamar para subir no palco?’, e traz a Wizard como solução — “Com a Wizard, o inglês tá garantido”.
Por meio dessas questões, o objetivo das peças publicitárias é lembrar que a vida já é repleta de incertezas, por isso, a Wizard by Pearson faz com que o inglês não seja mais uma dúvida. Na prática, esse comprometimento é efetivado por ferramentas exclusivas oferecidas pela rede, tais como acompanhamento personalizado do aprendizado; testes internacionais; plano individual de estudos; aulas de reforço (quando necessário) e formato de ensino ajustado de acordo com cada perfil de estudante: presencial ou on-line, em grupo ou particular.
Estratégia multicanais e multiformatos
No ar desde 8 de janeiro, a nova campanha traz peças multicanais que contam com investimentos em TV aberta e por assinatura, social media, marketing digital, marketing de influência e outras estratégias. Entre os espaços de veiculação destacam-se a emissora Globo e canais por assinatura como TNT, Warner, Space, TNT Séries e Cinemax.
Em termos de marketing de influência, a Wizard by Pearson também firmou uma parceria com o influenciador Matheus Costa, que atualmente conta com 3,3 milhões de seguidores somente no Instagram.
O público infantil também está na mira da campanha sob a marca WizKids. Nessas peças, a narrativa é direcionada aos pais e os convida a garantir o inglês dos pequenos e prepará-los para o futuro. Especializada em ensino de idiomas para crianças, a WizKids também conta com uma metodologia que garante o ensino de inglês para cada fase da infância, além de oferecer experiências lúdicas e tecnológicas.
Aos pais, a campanha está sendo veiculada em canais de TV por assinatura como Discovery Channel, h&h, AXN, VIVA, Universal, Multishow e Telecine. Para as crianças, os canais escolhidos são Cartoon Network, Discovery Kids e Cartoonito. Já nas mídias digitais, a veiculação acontecerá na Corrida Cartoon Network.
Sazonalidade e oportunidades
De acordo com Fernando Lugó, diretor de marketing LATAM na Pearson, a data de lançamento da campanha não é um mero acaso. “Trata-se de uma época marcada por planejamento, definição de metas e estabelecimento de objetivos pessoais e profissionais que, muitas vezes, podem estar relacionados ao aprendizado de um novo idioma. Para crianças e adolescentes, também é o período de maior sazonalidade, já que está relacionado ao calendário regular escolar.”
Em médio e longo prazo, as perspectivas também se mostram otimistas para o segmento de idiomas: segundo a ‘Brand & Market Tracker 2023’ —pesquisa sobre o mercado brasileiro de aprendizagem de inglês realizada pela Pearson em 2023 — 42% das pessoas das classes sociais ABC, de 3 a 55 anos, pretendem estudar inglês dentro de 12 meses e 33% já estão estudando de alguma forma. “Partindo dessa premissa, a campanha está alinhada à nossa meta de captar cada vez mais alunos e ratificar nossa posição como marca líder no ensino de idiomas do mercado brasileiro”, afirma Lugó.
Finalmente, cabe ressaltar que a Wizard by Pearson também tem aumentado o modelo de aulas virtuais (Wizard ON), visto que o formato continua sendo bem aceito no segmento adulto. Atenta a esse indicador, a marca segue introduzindo melhorias contínuas em suas aplicações: novas funcionalidades, aulas mais interativas e inserção de tecnologias — a exemplo do Reconhecimento de Voz, por meio do qual os estudantes podem praticar as habilidades de fala e pronúncia de forma dinâmica e com feedback em tempo real.