O Lecadô criou uma torta especial para homenagear o alfajor. O doce de origem árabe, conhecido como “al-hasú” (recheado, em árabe), chegou à Espanha no século 16, mas ficou muito conhecido pelos brasileiros como um ícone da gastronomia argentina. Sua receita milenar, que antes era como um marzipã, levando gema de ovo e amêndoas, foi adaptada e percorreu vários caminhos. Hoje podem ser encontradas combinações variadas de recheios, cobertura e sabores, em países como Espanha, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e outros países latino-americanos, inclusive o Brasil.
Na versão do Lecadô, a receita leva massa de baunilha recheada com um delicioso doce de leite gourmet. Na cobertura, uma calda espessa de chocolate ao licor de cacau, muito bem equilibrado entre o ao leite e o meio amargo, formando uma camada característica do alfajor que conhecemos hoje. Para completar a decoração, fios de chocolate branco.
“Muitos clientes pediam uma torta com essa inspiração. Testamos algumas combinações até definir a receita que fizesse jus ao Alfajor e com que as pessoas acessassem suas memorias afetivas quando comessem uma fatia. Foi um trabalho de teste de sabores que resultou em um produto muito especial”, explica Agata Lago, Gerente de Marketing do Lecadô.