Com o objetivo de conectar redes de franquias com investidores, no próximo dia 06 de julho (quinta-feira), será realizado em Salvador (BA) mais uma edição da Franchise4U, uma feira de franquias itinerante gratuita e aberta a interessados que desejam empreender através do franchising. O evento ocorrerá das 9h às 20h, no Fiesta Hotel.
O interessante desse formato de franquia é a oportunidade de ficar frente a frente com um representante da marca. Mas para isso, é necessário agendamento prévio de uma reunião individual, que tem duração média de 30 minutos cada, e assim, conhecer detalhes sobre o negócio. Na página de inscrição, a pessoa interessada deverá selecionar a cidade de Salvador e agendar uma reunião com as franquias de seu interesse. É possível conhecer mais de um negócio no mesmo dia.
A franquia Via Certa Educação Profissional é uma das redes que aposta neste formato de feira e acredita que essa forma exclusiva de reunião entre franqueadora e investidor gera leads mais qualificados e de grande potencial.
“Esse tipo de feira, que é bem diferente das feiras convencionais, possibilita à própria franqueadora analisar de perto o perfil do candidato interessado pelo negócio. Além é claro, de esclarecer várias dúvidas sobre o modelo de franquia, apresentar os diferenciais do nosso negócio e os benefícios da empresa”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa Educação Profissional.
Franchising baiano
Segundo recentes dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à pesquisa do 1º trimestre de 2023, o mercado de franchising nordestino faturou R$ 7,2 bilhões, enquanto somente o estado da Bahia é responsável por R$ 1,8 bilhão dessa fatia.
A região acolhe 26.863 unidades franqueadas, enquanto a Bahia detém 7.104 operações, durante o período analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação na Bahia estão: Saúde, Beleza e Bem-estar com 1.598 unidades, que representa 22,5% de participação por segmento; Serviços e Outros Negócios (1.557); Alimentação – food service (4.006); Moda (834), e Educação com 570 unidades, um total de 8% de participação.
O franchising na região é responsável por 226.111 empregos diretos, enquanto que o estado baiano concentra 60.034, sendo que o segmento de Educação empregou 6.257 pessoas na Bahia, o que representa 10,4% de participação.
Franquia de baixo custo
No mercado desde 2012, a Via Certa conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, entre elas, duas em solo baiano nas cidades de Camaçari e Juazeiro, que estão previstas para serem inauguradas em breve.
Marchi pontua que durante a feira irá apresentar um dos seus modelos de negócios mais baratos e com alta lucratividade. Trata-se de modelo Light que possui investimento inicial de R$ 84 mil (incluso taxa de franquia e gastos com instalação). Ele engloba três áreas do conhecimento, como beleza e estética, idiomas e saúde. Ao todo são 17 cursos oferecidos nessa modalidade, para um espaço mínimo de 70 metros quadrados.
O faturamento bruto médio mensal é de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 100 mil, com lucro líquido médio de 30% a 40% mensal, e retorno previsto do investimento entre 12 a 24 meses.
A Via Certa também conta com o modelo mais robusto, o Premium, trata-se de um espaço completo para as oito áreas do conhecimento com os 44 cursos da rede, em uma área mínima de 150 metros quadrados, com laboratório de informática, sala multidisciplinar, sala de beleza, e manutenção de celular e computador para até 1 mil alunos. Nesse modelo é solicitado investimento inicial a partir de R$ 116.400.
Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, é voltado para estudantes e adultos com idade ilimitada.
“Com o avanço do mercado profissionalizante estamos muito confiantes com esse cenário, por isso apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas oferecem potencial para receber uma unidade Via Certa. Acreditamos que o Nordeste é vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo da Via Certa, Décio Marchi.