O repasse de franquia é um processo comum dentro do franchising e acontece com mais frequência do que muitas pessoas pensam. A prática nada mais é que um franqueado que deseja se desfazer de uma unidade já estabelecida e em atividade revender esse empreendimento a outro investidor interessado.
Essa acaba se tornando uma boa saída para ambos os lados, já que quando o franqueado busca seguir outro caminho ao invés de encerrar as atividades, uma das melhores alternativas é vender seus direitos de marca e repassar a um outro empreendedor que queira seguir com o negócio. Para o novo empreendedor, ele consegue pular algumas etapas como implantação do negócio, reformas e até mesmo tempo para escolher um ponto, e assim reduzir alguns gargalos burocráticos que existem ao se iniciar um negócio do zero. Adquirir uma franquia através de repasse traz alguns desafios, mas também tem suas vantagens.
Mas atenção, encontrar um investidor interessado no empreendimento é apenas um dos passos. Cabe à franqueadora o aval final, já que apenas ela poderá aprovar o perfil do novo franqueado.
Vantagens que agrada todos os lados
Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial com mais de 550 unidades pelo Brasil e exterior – analisa o repasse de franquia como uma prática comum, principalmente em redes de franquias com números maiores de unidades.
“Quando temos negócios independentes e queremos vendê-lo no futuro é algo mais difícil de encontrar interessado ou mesmo custoso fazer este trabalho. Como uma rede de franquias sempre está em processo de crescimento (fator importante), é natural que o processo seja mais fácil. E uma das vantagens ao empreendedor que inicia no sistema de franquias é ter a possibilidade de realizar o repasse futuramente com auxílio da franqueadora”, diz o empresário que acrescenta que atualmente a rede conta com duas unidades em processo de repasse.
Entre as principais vantagens para o investidor de comprar uma loja através de repasse está: negócio já maturado; riscos menores por já ter um tempo de atuação no mercado; ponto com potencial; repasse de operações que não estão performando o desejado financeiramente, normalmente tem vantagens de menores investimentos; base de clientes que já conhece o negócio; em algumas redes de franquias, pode ser a única opção de entrada do empreendedor, por não ter a viabilidade de nova unidade. Já para a franqueadora a vantagem está principalmente em não ter a mortalidade da unidade com repasse a outro empreendedor.
Mol revela que a pandemia contribuiu para o aumento do número de repasses dentro do seu negócio. “Vivenciamos no período da pandemia no nosso setor um grande crescimento de novos franqueados, o que claro, proporcionou também a entrada de empreendedores que não estavam talvez preparados a empreender. Devido a isso, tiveram que repassar a operação”, enfatiza o diretor da Acquazero.
O que leva o franqueado a repassar a operação?
Para o diretor executivo da franquia Via Certa Educação Profissional, Décio Marchi, são vários os motivos que levam o franqueado a se desfazer do negócio. Entre eles, o empresário destaca a falta de identificação com o negócio ou segmento; falta de rentabilidade esperada; mudança de endereço residencial; separação com cônjuge; novas oportunidades de trabalho, ou não ter se adaptado como empreendedor; atividades paralelas e não consegue atuar em duas ou mais frentes, abrindo mão da franquia; aposentadoria ou até mesmo falecimento do franqueado e os herdeiros não querem seguir com o negócio.
Décio pontua que o novo candidato será avaliado pela franqueadora, primeiro como uma análise de perfil, e depois que finalizado o novo contrato esse franqueado terá que passar por treinamento para que consiga conduzir a operação.
“Sempre que existe um repasse, o procedimento está em primeiramente levantar o valor do negócio (valuation), levantar dados e imagens da unidade, orientar ao time de expansão da franqueadora para oferecer aos novos candidatos”, analisa Marchi.
No caso da Via Certa, o franqueado no repasse deve pagar 50% no valor atual da taxa de franquia e receberá todo treinamento como franqueado novo. Na Acquazero o valor a ser pago dessa taxa é de 50%. Durante o repasse, os valores podem sofrer alterações de franquia para franquia.
“Sempre que um franqueado desiste de continuar com o negócio antes mesmo de colocar a venda é necessário contatar a franqueadora primeiro. Em seguida, ele pode apresentar os potenciais compradores, e também buscar quem compre sua franquia. A franqueadora também auxilia nessa busca, e o novo comprador passa pelo processo de seleção. Uma dica é ao escolher a franquia a ser adquirida verifique se a marca é consolidada e como é o funcionamento da unidade. Antes de fechar qualquer acordo, o ideal é avaliar o potencial do negócio, desde o local até a aceitação do público”, finaliza Marchi.