No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Lecadô anuncia o início de uma parceria com a foodtech Food To Save, que conecta empresas do setor de alimentação com consumidores para a venda de produtos próximos à data de validade, com desconto. O objetivo é diminuir as perdas e combater o desperdício de alimentos. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) indicam que em 2019 foram desperdiçados aproximadamente 1 bilhão de toneladas de alimentos ao redor do mundo. Só no Brasil, são quase 30 milhões de toneladas por ano.
O Lecadô participa da iniciativa no formato de “Sacolas Surpresas” pelo App da Food To Save. O cliente não sabe quais produtos irá receber nas sacolas. Sabe “apenas” que serão delícias do Lecadô, e que estará comprando esses itens com até 50% de desconto. A meta não é lucrar com essas vendas, mas sim diminuir as perdas e tornar a operação mais precisa e, com isso, diminuir o descarte de produtos que ainda poderiam ser consumidos. A iniciativa também ajuda a conquistar novos clientes, já que muitas pessoas podem aproveitar os descontos oferecidos no App para provar novos sabores. Por fim, a iniciativa é uma ação de sustentabilidade, que pretende pensar no planeta, nas pessoas e no futuro.
“O Lecadô sempre esteve comprometido com a questão da redução do desperdício. Nossos produtos são frescos e produzidos em nossa fábrica sem aditivos químicos. É com muita tristeza que muitas vezes é necessário descartar alimentos e por isso, a parceria com a Food to Save é uma solução sustentável que vai ajudar muito na redução de perdas de alimentos. Essa parceria possibilita um carinho com o produto e com o meio ambiente”, conta Agata Lago, Gerente de Marketing do Lecadô.
Atualmente, 15 lojas e quiosques Lecadô estão cadastrados no App da Food To Save. Até o final do ano, todas as 44 lojas no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Baixada Fluminense, Petrópolis e Cabo Frio estarão ativas no aplicativo. Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor tem a opção de receber a “Sacola Surpresa” em casa.
Com mais de duas mil empresas cadastradas na Capital Paulista, Grande ABC, Americana (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), a Food To Save já evitou o desperdício de mais de 1.200 toneladas de alimentos desde sua fundação. A foodtech conta com grandes parceiros em segmentos como padarias, restaurantes e supermercados.
“A parceria com restaurantes de rede é algo que sabíamos desde o começo que daria certo. É importante para os estabelecimentos, como o Lecadô, redirecionarem os seus excedentes e gerar uma nova receita. No final do dia, os empresários se perguntam o que vão fazer com todos os alimentos que produziram, mas que não foram vendidos durante o dia, mas que estão aptos para o consumo. Agora eles podem se tornar parceiros da Food To Save! Estamos felizes de poder contar com o Lecadô na luta contra o desperdício”, comenta o CEO e co-fundador, Lucas Infante.