Quando criança, jamais passou pela cabeça do empresário Maurício Cesar que a sua vida iria dar tantas voltas. Vindo de família humilde, nascido e criado na comunidade de Vila Aliança na cidade do Rio de Janeiro, sonhava em trabalhar com informática. Assim, começou a trabalhar aos 13 anos de idade, por meio-período, para que todo o salário fosse usado em cursos na área.
Com o passar do tempo e muita perseverança, conseguiu promoções no trabalho que possibilitavam o pagamento das mensalidades da sonhada faculdade de ciências da computação. Assim que se formou, viu que não falar inglês seria um obstáculo para o seu sucesso profissional. “Vi um anúncio de jornal que um lugar estava contratando e quem fosse contratado teria acesso ao curso de inglês gratuitamente, meus olhos brilharam e vi ali a minha grande oportunidade”, afirma.
Mal sabia ele que estava prestes a dar mais uma guinada na sua vida: o cargo para o qual se candidatou era para a área de vendas de uma escola de idiomas e, em cinco meses, bateu todas as metas, conquistando o cargo de gerente, com apenas 19 anos de idade. A rápida ascensão trouxe alguns desafios, que conseguiu contorná-los chegando ao cargo de diretor das três unidades do grupo.
Em 2003, já bastante experiente com vendas, foi convidado por uma rede de escolas para formatá-la sob o sistema de franquias, desafio que aceitou e que o fez se mudar do Rio de Janeiro para Belo Horizonte e, na sequência, para São Paulo. Foi na capital paulista, inclusive, que conheceu Marina Groke em 2008, com quem se casou e formou família.
Já bastante experiente no ramo de franquias, passou a comandar, em 2016, o Grupo Unhas Cariocas, detentor das marcas Unhas Cariocas e Escova Express, ambas consideradas pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como as maiores franquias de esmalteria e de escovaria do mundo. Atualmente, Maurício continua fidelizando clientes e atraindo investidores de dentro e fora do país. À frente de 102 unidades presentes em todo o Brasil – 95 da Unhas Cariocas e 7 da Escova Express – recebeu o selo de excelência da ABF em 2022 e 2023.
Recentemente, o grupo fez duas importantes aquisições: a da Alona Laboratórios e Cosméticos, empresa com 19 anos no mercado que fabrica esmaltes (incluindo os em gel), produtos de alongamentos de unhas, cosméticos e dermocosméticos; e a Keragel, marca com tradição de uma década na fabricação de géis de alongamento – ambas as marcas são de fundamental importância no plano de expansão da rede, cujo faturamento mensal gira em torno de R$3,5 milhões.