Com o objetivo de turbinar os negócios e elevar o grau de entusiasmo de cada franqueado e parceiro, a rede de franquias Sal e Brasa Grill Express, acaba de realizar sua Convenção Anual, que reuniu empreendedores e colaboradores da marca de todo o Brasil. Usando a palavra “inquietude” como mote para nortear todo o evento, a rede mostrou para os participantes as inúmeras vantagens de se deixar a zona de conforto e ensinou como a busca por conhecimentos e troca de experiências ajudam na conquista das metas. “Tudo isso é pura ‘inquietude’. É levantar disposto a buscar novos caminhos dentro das adversidades e não deixar se abater. Sempre lembramos os franqueados que eles têm muito apoio da franqueadora”, explica o CEO da rede, Fernando Ribeiro.
A marca acredita nessa poderosa ferramenta de comunicação para se aproximar ainda mais dos empreendedores e ouvir não só elogios, mas também as dores do franqueado. Para o CEO Fernando Ribeiro, esses encontros são de extrema importância, pois conseguem medir o grau de entusiasmo de cada parceiro e colaborador, estreitam laços, engajam toda equipe e criam um clima muito positivo que favorece todo o negócio.
E para injetar ainda mais ânimo no time, a diretoria da rede preparou uma rica programação que passou por palestras, debates e premiações. Duas palestras foram ministradas pelos heads da Praxis Business. Adir Ribeiro falou sobre “Franqueado de Alta Performance”. Enquanto Tonini Jr., abordou o tema “Liderança, Protagonismo no Servir”. O CEO da Love Gifts, Fábio Farias, falou com os franqueados sobre “Seja um vendedor de alta performance”.
Já nas mesas redondas, os franqueados puderam discutir assuntos sobre Recursos Humanos, Gastronomia, Marketing e Administração do negócio, focando também na parte financeira. “Foi uma verdadeira imersão. Discutimos sobre todos os assuntos que nos afligem, enaltecemos os pontos positivos para que todos pudessem aproveitar as boas ideias e avaliamos o que deve ser descartado”, ressalta Fernando.
Reconhecimento
Segundo Fernando Ribeiro, uma convenção para ser perfeita também precisa reconhecer aqueles que trabalharam duro durante todo o ano. Assim, a rede premiou as unidades que se destacaram em áreas como faturamento e governança, além de destacar as unidades que completaram cinco anos de atividades.
Como exemplos apresentados a franqueada Luana Mocellim de Lazeri, 34 anos, franqueada da presente há oito anos, é um desses exemplos que todos querem seguir. A empresária, que tem quatro unidades Sal e Brasa Grill Express, sendo duas em Salvador e duas em São Paulo, recebeu da franqueadora os prêmios de Destaque de Faturamento Exponencial (1º lugar na rede) e o Prêmio de cinco anos na franquia, enaltecendo toda sua trajetória. O primeiro Prêmio foi conquistado devido ao excelente resultado de 2022, quando obteve receitas de R$ 570 mil com a unidade de Salvador, localizada no Salvador Shopping.
“Até agosto de 2022, estávamos com um faturamento de R$ 345 mil. Mas, após uma mudança de localização na praça de alimentação, aumentamos o nosso fluxo e conquistamos novos clientes, o que refletiu no faturamento. Eu acredito que além da mudança do ponto, nosso sucesso se deve à qualidade das proteínas que oferecemos e as opções dos acompanhamentos, que são diferentes todos os dias”, explica a franqueada.
Outra empreendedora premiada foi Caroline Eduarda Cadete Freire Lira, da região de São José dos Campos. Na franquia há um pouco mais de dois anos, Caroline possui duas lojas, uma em São José dos Campos (SP), que foi premiada, e a segunda unidade em Campinas (SP), no Parque Shopping D. Pedro. Com a unidade no Shopping Vale Sul (SJC), Caroline conquistou a segunda colocação na Campanha de Excelência da franquia. Para receber esse prêmio, a unidade é avaliada por dois consultores da rede, um de campo e outro de gastronomia, que analisam quesitos como qualidade, manutenção, comportamento do franqueado, padronagem, atendimento, entre outros itens.
“Esse prêmio é a coroação do nosso trabalho, e tudo passa pela equipe que está engajada e comprometida. Só assim crescemos”, avalia a franqueada. O prêmio, que foi de R$ 7 mil, teve uma parte dividida entre os oito funcionários da loja, e a outra foi usada para a realização de uma festa de confraternização para todos.
Planos para o próximo ano
Outro importante papel da Convenção é apresentar as metas e expectativas da franquia, e as ações que serão colocadas em prática para ajudar os franqueados a atingirem tais objetivos. Segundo o CEO da rede, tudo é pensado para ajudar o franqueado a melhorar sua performance, reduzir desperdícios e manter a qualidade. “Campanhas publicitárias nas principais datas do ano e a Campanha de Excelência, que reinicia no dia 1º de maio e vai até dezembro de 2023, são os destaques. A Campanha de Excelência premia as unidades que se destacam pela sua governança”, explica Fernando. Os prêmios dessa Campanha são de R$ 10 mil, R$ 7 mil e R$ 5 mil, para os primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“Apesar de todo o nosso apoio, a meta passa muito pela administração do franqueado. Ou seja, cada loja busca seus objetivos, pois cada unidade tem sua característica e precisamos respeitá-las”, explica o CEO da rede.
Uma ampla campanha também foi implantada para a realização do retrofit das lojas (revitalização das fachadas). “As lojas que aderirem terão ajuda da franqueadora com a instalação dos novos painéis de led”, diz Fernando.
Mas a convenção não é realizada apenas para falar de negócios, explica o CEO. O momento também pede descontração. Por isso, todo ano a marca realiza jantares temáticos com bandas e DJs. “Ao final da Convenção sentimentos nossos franqueados energizados e com uma força maior para serem os guardiões da nossa marca e continuarem prosperando”, finaliza o CEO.