A exemplo do que vem acontecendo ano após ano, em 2022 a FarMelhor, rede de franquias com mais de 220 unidades em operação distribuídas pelo Brasil, superou o crescimento do setor farmacêutico a passos largos. A marca alcançou um faturamento de R$ 550 milhões, 32% superior ao resultado de 2021. Baseado nos dados da IQVIA, empresa especializada em mensurar o desempenho do segmento, o faturamento do setor farmacêutico em 2022 foi de R$ 184 bilhões, um crescimento de 16% em relação a 2021.
A FarMelhor também superou o crescimento do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro do setor de franquias, onde se enquadra, que registrou avanço de 21,5% em 2022 frente a 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“Fatores que influenciaram no crescimento da FarMelhor são baseados na correta e sistemática aplicação de nossa metodologia, que consiste em forte implementação de uma gestão focada em resultados e indicadores, utilização das ferramentas disponibilizadas à rede e treinamento constante”, explica Renan Reis, CEO da FarMelhor. “Ao longo de 2022, consolidamos nossa trilha de conhecimento atuando junto aos franqueados, gestores e colaboradores das unidades, além de diversas parcerias com indústrias e parceiros, compartilhando seus conhecimentos com nossa rede.”
62 inaugurações em 2022: um recorde para a marca
Um dos compromissos da FarMelhor é inaugurar unidades totalmente estruturadas. Para isso, há uma equipe altamente qualificada que acompanha e monitora todas as etapas, sempre orientando e engajando os franqueados. Em 2022, foram 62 inaugurações, um recorde para a marca.
Entre as inaugurações, a maior concentração foi no estado de São Paulo, com 23 novas lojas. Em seguida aparecem Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 7 em cada estado. “Porém, cabe destacar que as regiões Norte e Nordeste vêm aumentando sua participação, com muitas novas oportunidades em andamento”, afirma o CEO. Em 2022, 14 estados do país receberam novas unidades da FarMelhor.
Expansão em 2023 inclui Norte, Nordeste e cidades interioranas
Atualmente, incluindo as 223 unidades em operação, há 460 contratos assinados, o que significa um alto volume de unidades que irão entrar em operação nos próximos anos.
A meta para 2023 é superar o número de inaugurações de 2022, com previsão de 72 aberturas de novas lojas. “Não há um foco único onde estamos canalizando nossa expansão, mas estamos visando aumentar a participação nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para os estados de Alagoas, Bahia e Amazonas. Um grande destaque é Manaus, com ações direcionadas na cidade”, comenta, Reis. “Um outro aspecto importante é que voltamos nossos olhos para as cidades interioranas, onde vemos muitas oportunidades para drogarias que tragam um novo conceito.”
Cada loja da FarMelhor registra faturamento médio de cerca de R$ 2,5 milhões por ano. Nesse sentido, considerando as inaugurações previstas, a expectativa da marca é aumentar a receita da rede em 25% em 2023.
“Estamos otimistas para 2023, e muitos novos projetos estão em andamento”, afirma Reis. “Além da previsão de inauguração de mais de 70 unidades, temos uma meta ousada de agregar mais 100 unidades e consolidar nosso e-commerce, lançado em 2022. Recentemente, contratamos uma nova plataforma para tratamento e controle das mídias sociais, solução que estamos levando de forma gratuita às nossas unidades, que tem por objetivo fortalecer o marketing local. Um outro ponto que será reforçado neste ano são as ações de trade. Recentemente incorporamos ao nosso time um especialista para conduzir as tratativas com as indústrias e distribuidores, levando muitas novidades para as lojas.”