Em 2022, o mercado de franquias consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. De acordo com o balanço anual do setor realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor registrou expansão expressiva em número de unidades de redes de franquia e empregos diretos em todo território nacional. Os dados apontam que o número de unidades aumentou 7,8% no país, totalizando mais de 184 mil novas operações, o número de redes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas e todos os 11 segmentos elencados pela entidade registraram crescimento, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação – Food Service e Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Dentro de um contexto favorável e positivo para as franquias que atuam no segmento de saúde, beleza e bem-estar, a Euro Colchões, rede de franquias de colchões premium que conta com mais de 70 unidades na Região Sudeste, dando continuidade ao seu plano de expansão.
Com o mercado aquecido, grandes redes estão expandindo para o estado. Os números mostram que o setor de saúde, beleza e bem-estar cresceu 14,3% demonstrando não somente uma melhor performance dos últimos 3 anos mas também um crescimento claro referente ao período pandêmico.
Empreendedorismo Feminino: uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, profissional, de assumir o controle escrever minha história
Por estar atenta às movimentações de mercado, principalmente no segmento de franquias, a empresária Alexia Caroliny Sarti Liberatto, de 26 anos, decidiu colocar em prática o que aprendeu atuando como vendedora da Euro Colchões e não perdeu a oportunidade de empreender no segmento se tornando a mais nova franqueada da marca.
“Trabalho com a Euro a mais de cinco anos e me apaixonei pela marca, pelo propósito da rede e pelo apoio e estrutura que presenciei que os franqueados recebem durante esses anos. Eu estudava psicologia e vi meu caminho indo totalmente para a área comercial, isso como vendedora da Euro Colchões. Passei a entender o mercado, estudar o comportamento do consumidor, saber o que de fato o cliente procura e quando surgiu a oportunidade de me tornar franqueada da unidade no Shopping Moxuara, não deixei passar”, conta a nova franqueada.
A empresária faz parte de uma parcela que não para de crescer no Brasil: a de mulheres que empreendem. O empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres e se tornou um dos principais pilares da economia no país oferecendo a milhares de empresárias a possibilidade de conquistarem sua independência financeira, assumir o controle de suas histórias e das histórias de suas famílias, além de promover a empoderamento social e econômico em todo território nacional.
A inclusão de novas empreendedoras também tem um grande impacto na economia e movimenta uma série de mercados. Segundo levantamento do Sebrae, 46% dos empreendimentos iniciados no Brasil são comandados por mulheres, existem mais de 24 milhões de mulheres à frente de uma empresa, sendo que 45% delas são chefes de família. Os dados apontam também, que empreender tem sido uma ação cada vez mais comum entre elas. A proporção de novos empreendedores – os que têm um negócio com menos de 3,5 anos – é maior entre as mulheres: 15,4% contra 12,6% de homens.
Como empreendedora tem boas expectativas para o início do negócio, não só pelo mercado que vem dando bons sinais de crescimento no estado, mas, também pelas estratégias de venda que vêm sendo desenvolvidas pela franqueada e que devem aumentar em 100% a procura pelos produtos. Com investimento inicial para abertura de uma franquia da Euro Colchões girando em torno de R$280 mil, faturamento médio mensal de R$170 mil e prazo médio de retorno de 24 meses, Alexia tem como objetivo fechar 2023 com faturamento médio de R $1.2000,00.
“Como vendedora sempre desempenhei um papel muito ativo com o cliente, identificando o que ele precisa e fazendo o possível para que suas necessidades sejam atendidas e esse consumidor seja fidelizado. Bons vendedores existem milhares, por isso, aprendi que é necessário que tenhamos um diferencial que nos destaca e proporcionar uma boa experiência para o cliente é fundamental para que ele volte ou te indique”, finaliza.