Frango no Pote serve proteína halal para atender consumidores muçulmanos em Foz do Iguaçu

Libaneses, os franqueados da unidade no Paraná encontraram fornecedores certificados, que seguem as regras dos alimentos permitidos pela comunidade

Em Foz do Iguaçu (PR), onde vive uma grande comunidade árabe – cerca de 25 mil pessoas -, os irmãos Hussein Dakik e Jamil Dakik, nascidos no Líbano, descobriram uma forma de adaptar o negócio à cultura local. Na unidade da Frango no Pote que administram na cidade, trabalham apenas com frango halal. “Não enfrentamos desafios por trabalhar com esse produto, só muita curiosidade dos clientes brasileiros em entender o porquê do halal”, afirma Hussein.

A comida halal é o alimento permitido no islã, a religião dos muçulmanos, de acordo com as regras escritas no Alcorão. Em árabe, halal significa lícito, autorizado.

Para que um alimento seja considerado halal é necessário que siga determinadas regras de fabricação. No caso de carnes, as normas dizem respeito à forma de abate, lembrando que suínos estão proibidos.

Ao servir frango halal no cardápio da Frango no Pote de Foz do Iguaçu, os irmãos Dakik conseguem atender todo o público árabe que tinha dificuldade em ir a restaurantes na cidade. “Não há muitas opções de restaurante halal na região”, comenta Hussein. “E os religiosos comem apenas carne halal.”

Nesse sentido, um desafio enfrentado pelos empreendedores libaneses em Foz do Iguaçu é encontrar fornecedores que atendam diferentes especificações. “Mulçumanos xiitas e sunitas seguem regras diferentes para o abate”, explica Hussein. “Há marcas que nem todos consideram halal. Por isso, temos que comprar de fornecedores que todos consideram seguir as regras para do selo de cerificação.”

Os brasileiros e não muçulmanos que comem na Frango no Pote de Foz do Iguaçu recebem em seus potes o mesmo frango halal, já que, para o paladar, nada muda. “Conseguimos dessa forma atender brasileiros e árabes”, afirma Hussein.

A certificação de produtos halal no Brasil vem crescendo. A Cdial Halal, uma das principais certificadoras de produtos destinados ao mercado muçulmano da América Latina, ratificou 30 novas empresas do agronegócio em 2022, o dobro do ano anterior. Desse grupo, dez produzem proteína animal.

Desde sua inauguração, em 2021, a Frango no Pote de Foz do Iguaçu é um sucesso de público. Carlos Jr, CEO da rede de franquias, contou que a inauguração da unidade foi bem movimentada. “Tinha tanta gente, famílias inteiras com muitos filhos que todos, inclusive eu, tive que ir para a cozinha para dar vazão a tantos potes de frango”, comenta.

Hussein está no Brasil desde 2016. Formado em enfermagem, atuava com oncologia infantil no Líbano quando decidiu mudar de país.