O ranking das 50 maiores franquias do Brasil foi divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), onde foram listadas as marcas com maior número de operações no País. Dentre as citadas, a 5àsec é a única rede que representa o segmento de lavanderia brasileiro. Neste ano, a franquia subiu sete posições, passando da 43ª para a 36ª colocação, com o total de 526 pontos de venda em funcionamento, aumento de 5% frente ao ano de 2021 em número de unidades.
“Por mais um ano, nos consagramos como a maior rede de lavanderias do Brasil, sendo a única representante do setor no estudo da ABF. Com anos de experiência e diferentes modelos de negócio, que se adequam à realidade das cidades brasileiras e perfis de investidores, conseguimos ingressar em praças que antes só contavam com lavanderias independentes. Isto nos permitiu ampliar o acesso da população a um portfólio de serviços desenvolvidos com suporte de tecnologias de ponta, testados e aprovados em todo o mundo. Além disso, lançamos uma nova marca, a Lavpop, com um apelo mais democrático, para disseminar a cultura de que lavanderias são mais econômicas do que se lavar roupa em casa. Todos estes projetos contribuem para o crescimento da rede no País”, comenta o CEO da rede no Brasil, Fábio Roth.
Um dado relevante apresentado durante a divulgação do ranking é o tempo de atuação das redes no mercado de franquias. Segundo a ABF, o levantamento de 2022 mostra que a média de tempo de operação das marcas no Brasil é de 20 anos, sendo que 75% são atuantes no setor há mais de dez anos. A 5àsec chegou ao Brasil em 1994 e tem quase 30 anos de atuação em solo brasileiro, trabalhando para garantir um sistema de limpeza de qualidade para todos os clientes. Francesa, a primeira loja da marca foi aberta em 1968, em Marselha, no sul da França, está presente em mais de 32 países e tem a operação brasileira como a maior referência em todo o mundo.
Atualmente, a 5àsec oferece diferentes formatos de franquias, tais como Loja Padrão, Loja Satélite, Express, Autosserviço e HUB. O investimento inicial é de R$ 100 mil para quem deseja se tornar um empresário da rede e implantar uma loja no formato HUB, R$ 140 mil se for a opção for o Autosserviço, R$ 270 mil para o modelo Express e R$ 460 mil no modelo Padrão. Além disso, focada em cidades a partir de 55 mil habitantes, a Lavpop (marca pertencente ao Grupo) possui investimento inicial de R$ 155 mil.