Especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial, a Acquazero Eco Wash é a maior franquia do país nesse segmento, somando 550 unidades em operação espalhadas pelo Brasil. Porém, a rede vislumbra outras regiões com grandes possibilidades de receber uma loja da marca.
Dessa maneira, a rede confirmou presença para as edições da feira de franquias FranchiseB2B em Belo Horizonte/MG e Uberlândia/MG que acontecem neste mês.
“Estamos muito otimistas quanto às feiras deste ano. Estar ao lado das grandes empresas do mercado é uma estratégia que gera credibilidade sendo que esse tipo de evento tem sucesso garantido. Estamos em um período importante para investir em negócios, pelo fato de o mercado de franquias estar altamente aquecido”, comenta o diretor executivo da rede da Acquazero, Henrique Mol.
O evento na capital mineira será no dia 9 de fevereiro, no Sebrae de Belo Horizonte, localizado na Av. Barão Homem de Melo, 329, N. Granada. Já a FranchiseB2B de Uberlândia acontece no dia 11 de fevereiro, no Executive Inn Hotel, localizado na Av. Rondon Pacheco, 5000, Tibery.
Para participar da feira é necessário apenas fazer a inscrição no site e levar 1kg de alimento não perecível.
Franquias em alta
O segmento de franquias registrou uma alta de 18,7% no seu faturamento no terceiro trimestre do ano passado, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além dos bons números nacionais, a região Sudeste também está em crescimento.
Os dados da ABF apontam que o Sudeste é a região que registra maior faturamento e número de unidades. No terceiro trimestre de 2022 a região obteve uma alta de 53,56% no faturamento e de 52,21% em unidades.
Além disso, as duas cidades mineiras que terão a FranchiseB2B neste mês, estão no ranking das 30 maiores cidades em crescimento de unidades de franquias em 2022. A primeira a ser citada é Belo Horizonte, que ficou em terceiro lugar, registrando um aumento de 30,9% no número de unidades. A outra é Uberlândia que obteve uma alta de 17,5% na abertura de novas franquias no primeiro semestre do ano passado e ficou em 23° lugar.
Um dos segmentos que vem se mostrando cada vez mais promissor é o de Serviços e outros negócios. A pesquisa da ABF mostra que esse nicho registrou um aumento no seu faturamento no 3° trimestre de 2022 de 11%, com uma arrecadação total de R$ 8.896 bilhões.
Modelos de negócio e investimentos
Para os empreendedores que estarão nas feiras, a Acquazero irá apresentar modelos de negócio flexíveis, com investimentos que cabem em todos os tipos de bolsos e faturamento alto.
“O modelo com o menor valor de investimento é o Delivery. Nesse formato o franqueado vai até o cliente, seja para atendimento no trabalho ou na residência. O investimento inicial é entre R$ 25.600 a R$ 39.600 (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de equipamentos), com faturamento bruto mensal de R$ 12 mil a R$ 20 mil, e lucro médio de 40%. O prazo de retorno é de 6 a 12 meses”, explica Henrique.
Mol diz que para quem deseja investir em um modelo em formato de loja física, o Standart é uma das opções. “É permitido ser instalado em prédios comerciais ou espaços como estacionamentos privados, postos de combustível, locadoras de carro, etc. É solicitado investimento de R$ 153.500 (incluso taxa de franquia + cap. giro + taxa de instalação), com faturamento bruto estimado em R$ 30 mil a R$ 40 mil, lucro em torno de 30% e prazo de retorno do investimento em até 24 meses.”
Por fim, a Acquazero conta com o modelo Prime, ideal para unidades em shopping, hipermercados ou grandes condomínios e lojas de rua com espaço médio de 150m² a 500m². Esse formato possui investimento inicial de R$ 198.500 (incluso taxa de franquia + cap. giro + taxa de instalação). O faturamento chega a R$ 50 mil a R$ 70 mil mensal, com lucro em torno de 30% e prazo de retorno estimado em 24 meses.
Palestra e próximas feiras
Além da Acquazero estar presente como um dos expositores, o diretor executivo da marca, está escalado para o time de palestrantes da FranchiseB2B das duas edições em Minas Gerais. O empresário irá abordar o tema: “O Franchising para 2023”.
A projeção da franquia é de participar de todas as edições da feira em 2023. “Nós almejamos encerrar este ano com 715 unidades e faturamento de R$ 150 milhões. Com isso, participar de feiras como a FranchiseB2B será de grande importância para expansão da nossa marca”, finaliza Henrique.