Maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear planeja expandir sua operação no Sul da Bahia com a abertura de escolas em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, oferecendo a metodologia canadense de educação e ensino bilíngue aos moradores da região. A previsão é que sejam feitos investimentos de R$ 4 milhões e criados 40 empregos diretos localmente.
Representantes da rede estarão em Porto Seguro no dia 07 de fevereiro e em Teixeira de Freitas no dia 8 de fevereiro para realizar o Maple Day, um encontro para conversar com investidores interessados em integrar o projeto de expansão da Maple Bear.
“Vemos nas duas cidades grande potencial para receber uma escola da Maple Bear, considerando o perfil socioeconômico e a infraestrutura das regiões. Destaco ainda a crescente demanda por ensino bilíngue de qualidade, permitindo aos estudantes dessa região acessar uma formação capaz de prepará-los para os novos desafios globais”, destaca o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.
Considerada uma das cidades turísticas mais importantes do país, Porto Seguro possui uma população estimada em 137 mil habitantes e um PIB de cerca de R$ 3 bilhões, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e administração pública, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice de escolarização do município é de 96,9% entre as crianças de 6 a 14 anos.
Teixeira de Freitas está localizada no extremo sul baiano onde é considerada a principal cidade da região. Segundo o IBGE, o município possui a oitava maior população do estado com proximamente 164 mil habitantes e um PIB em torno de R$ 2,6 bilhões, concentrado nos setores de serviço e indústria. O índice de escolarização da cidade é de 96,5% entre as crianças de 6 a 14 anos.
“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, temos o intuito de levar às cidades a primeira escola da Maple Bear, focada no bilinguismo por imersão. No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês. Aos 4 anos, dependendo da legislação da cidade, tem início um modelo com 25% de imersão em português e 75% em inglês. E, a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental), o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, explica Quintela.
Na metodologia canadense são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, estimulando para que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.