Ao serem perguntadas sobre o que as atraía nas lojas Lebriju, as consumidoras que são fieis à marca responderam, em sua maioria, que adoravam os produtos, que encontravam tudo numa só loja (para todas as ocasiões), que adoravam o fato de poder provar os produtos e ficar à vontade, que a divisão por categorias e cores facilitava a escolha das peças e que o atendimento era perfeito. Para elas, tudo isso fazia da marca sua predileta. Porém, as mulheres que não costumavam comprar nas lojas Lebriju responderam que achavam a loja linda – mas que não sabiam, até serem convidadas a entrar, que ela vendia produtos tão variados e modernos.
A pesquisa, realizada por uma das mais renomadas empresas de rebranding do Brasil, começou a ser feita em meados deste ano para o reposicionamento da marca Lebriju (antes, Le Briju, separada) e fez com que houvesse uma repaginação nesta franqueadora, que não tem medo de mudar – ao contrário, está dentre as empresas mais inovadoras e bem estruturadas do segmento de Moda do franchising brasileiro. “A partir do rebranding, percebemos que somos uma marca que lança tendência, sempre, e oferece acessórios para reinventar, transformar o look. Nossas lojas precisam mostrar exatamente isso”, informa Evandro Madeira, diretor de Marketing da Lebriju.
As mudanças
A Lebriju sabe que as consumidoras de Moda precisam se sentir à vontade em suas lojas, sendo motivadas a compor looks com as peças que estão disponíveis. Por isso, oferece curadoria em todos os atendimentos. “A ideia sempre foi a de permitir que as clientes provassem as peças, tivessem acesso a elas livremente. E conseguimos isso pelo layout descomplicado das lojas, com tudo à mão e dividido por cores. Mas a vitrine era um empecilho para que as clientes entrassem nas lojas”, conta Madeira.
No novo layout, as vitrines foram eliminadas e o conceito open space foi adotado. “A loja se ‘confunde’ com o corredor do shopping. Quando o cliente se dá conta, já está lá dentro, provando os produtos. É justamente isso o que queremos: que ela perceba que temos tudo o que ela precisa, deseja e sonha”, completa.
A marca também adotou novas cores e um design mais clean, para que as peças se sobressaiam. “Passaremos a dar mais destaque às peças e, por sugestão das clientes, estamos mudando até mesmo as gancheiras de exposição dos brincos, para facilitar o manuseio. Tudo foi pensado em prol do conforto das nossas clientes”, comenta o diretor de Marketing.
Novas lojas serão inauguradas com o layout open space
A primeira loja Lebriju no novo conceito acaba de ser inaugurada. Trata-se de uma operação própria no Jundiaí Shopping (Jundiaí, SP). A Lebriju tem o hábito de pilotar seus novos projetos em operações próprias para ajustá-los e, apenas depois, franqueá-los. Foi assim com as primeiras operações (foram oito lojas próprias até que a marca decidisse franquear a primeira loja, em São Caetano do Sul, São Paulo), com o quiosque da marca e, agora, com o novo conceito.
Mais duas lojas próprias serão inauguradas até meados de dezembro, sendo uma na capital paulista (shopping Market Place, na zona Sul) e uma em Curitiba, no Paraná (Shopping Müller). “Quando entendermos o comportamento do cliente nessas lojas, conseguiremos fazer os ajustes necessários para poder franqueá-las. É importante que seja assim, já que o princípio da franquia é a transferência de know-how – que já temos em toda a operação, agora queremos ter também no novo conceito”, finaliza Evandro Madeira.