Sob o desafio de “sair da caixa”, Spoleto – marca pertencente ao Grupo Trigo, líder de mercado e maior rede de franquias de comida italiana do Brasil – realiza uma mega ação de marketing para comprovar que oferece comida italiana de verdade por um preço justo. Para isso, a marca criou um suposto novo restaurante, o San Nicolò, e convidou influenciadores digitais para um jantar de inauguração.
Para atrair e convencer os convidados, foi criado o discurso de que a trattoria italiana seria uma marca premium pertencente ao Grupo Trigo, assim como o restaurante Gurumê. Cinco influenciadores participaram do jantar, que serviu exclusivamente comidas do cardápio do Spoleto.
“Fiquei muito feliz com o convite. Sou fã de comida italiana, então eu estava com a expectativa lá em cima. Eu também sou fã do Gurumê, sabia que seria maravilhoso. Estava tudo muito harmonioso, amei a experiência e todos os pratos”, disse Jucenha. Outra influenciadora também comentou sobre o jantar: “Achei uma experiência bem italiana, tanto a vibe da casa, quanto a comida, que estava bem acolhedora, confort food”, diz Bia pelo Rio.
Os influenciadores receberam convites do jantar em suas casas, fizeram stories informando sobre inauguração do suposto restaurante, experimentaram os pratos e, ao final, passaram por uma entrevista para opinarem sobre o cardápio e sugerirem um valor para o prato principal. Para surpresa dos convidados, ao final da conversa, o entrevistador revelou que todo o jantar foi fake, que o restaurante San Nicolo não existe e que os pratos eram do cardápio do Spoleto.
“Conforme eu ia desmentindo as informações, os influenciadores faziam muitas expressões de surpresa. Nenhum deles desconfiou de nada e todos sugeriram valores para os pratos muito acima do que realmente eles custam no cardápio do Spoleto”, explica Gabriel Noumann, redator e roteirista da área de Branding do Grupo Trigo.
Tanto a cheff de cozinha que conversou com os convidados, quanto o garçom que serviu o jantar eram atores. Quem preparou todas as comidas foi o cheff Ivan Rocha, responsável pela Cozinha Escola da Marca. Todas as etapas do jantar foram gravadas, desde o preparo dos alimentos, passando pela degustação dos influenciadores até a entrevista. Um vídeo foi editado e veiculado nas redes sociais do Spoleto.
“Amei o risoto trufado. Estava muito bom e saboroso. Todos os sabores e aromas bem-feitos. Eu pagaria uns 90 reais”, disse Fernanda Dale, estudante de gastronomia do Le Cordon Bleu e influenciadora do segmento, sobre o seu prato. Ao descobrir a ação, a influenciadora completou: “É uma farsa? Não existe esse restaurante? Estou muito chocada”.
De acordo com Michel Jager, diretor de Branding, Costumer Experience e ESG do Grupo Trigo, essa ação do San Nicolo nasceu de um brainstorm com todo o time de branding do Grupo, que hoje é interno. “Estamos muito felizes com o resultado da ação e de poder contar com influenciadores tão especiais. Estou bastante orgulhoso pela dedicação e execução do nosso time. Com certeza conseguimos atingir nosso objetivo principal de mostrar ao público que o Spoleto oferece comida italiana de verdade e de qualidade por um preço acessível”, conclui Michel.