O mercado de franchising brasileiro registrou um crescimento acelerado no segundo trimestre deste ano, apontando um faturamento 16,8% maior em comparação ao mesmo período de 2021, é o que revela a pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira do Franchising), realizada entre julho e agosto de 2022.
Segundo o levantamento, mesmo diante do cenário adverso, com inflação e juros em alta, os 11 segmentos do setor apresentaram aumento da receita, destacando o ramo da saúde, beleza e bem-estar.
Para o CEO da Praxis Business, Adir Ribeiro, o ano de 2022 ficou marcado pela retomada dos negócios e dos investimentos e no franchising não foi diferente. “Esse movimento pode ser percebido por meio dos principais indicadores das redes de franquias e pelo interesse, cada vez maior, por empreender nesse modelo”.
Além da recuperação da economia de modo geral, o bom resultado se deve ao aumento do fluxo de consumidores nas lojas de rua, nos shoppings centers e em outros centros comerciais. Mas, com as mudanças no comportamento do consumidor as marcas não podem se limitar às vendas físicas, precisam ficar atentas a outras formas de atender bem o cliente, oferecendo diferentes canais de venda.
Nesse sentido, o consultor ressalta que a união do físico e do digital foi consolidada em 2022, mostrando a força dessa integração e como ambos os canais precisam estar alinhados para o negócio prosperar como um todo. “Embora o digital tenha acelerado processos e encurtado distâncias, somente o presencial cria conexões fortes – seja em treinamentos, seja em vendas. O modelo híbrido se mostrou fundamental para o Franchising em 2022 e vai continuar sendo a base para o crescimento do setor no próximo ano,” explica Ribeiro.
Ainda de acordo com o especialista, as franqueadoras que se prepararam para operar integrando as operações físicas e digitais, são as que mais terão chances de crescer, por conta das exigências do consumidor e da agilidade do mercado.
No Buddha Spa essa integração vem contribuindo para o crescimento constante da rede. O e-commerce, vem ganhando cada vez mais espaço nas vendas da marca, resultado de um intenso trabalho da franqueadora com intuito de direcionar clientes para as unidades franqueadas. O consumidor que compra um serviço no site pode realizar a terapia escolhida em qualquer franquia do Buddha Spa, a sua escolha. O franqueado, por sua vez, fica responsável pela execução do serviço com a qualidade Buddha Spa. “Nesse caso há uma divisão de tarefas: a franqueadora atrai o cliente e o franqueado entrega o serviço”, comenta Gustavo Albanesi, CEO da empresa.
Essa fórmula de sucesso pode ser identificada na unidade de Suelen Brito de Souza, aberta em 2022, no Alto da Lapa, em São Paulo.
Após trabalhar por seis anos na área de recursos humanos em uma empresa do mercado financeiro, a psicóloga decidiu fazer uma grande mudança de carreira: empreender no segmento de bem-estar. Mesmo ainda em processo de maturação, a unidade de Suelen tem um faturamento médio mensal de R$ 60.000,00. “Tivemos um aumento de 15% no faturamento desde a inauguração, o que considero positivo, principalmente diante do cenário econômico atual”, diz Suelen. A franqueada já está caminhando para a abertura da segunda unidade, no bairro Pompeia, também na capital paulista, com inauguração prevista para dezembro deste ano.
Pablo Fernando Guidorizze, 26 anos, também está otimista em relação ao seu negócio em 2023. Formado em administração, ele se considera um empreendedor nato. “Sempre fui desenvolto para empreender e, em março de 2022, iniciei o processo de abertura da minha primeira franquia. Escolhi a Nutty Bavarian pelo know how da empresa e suporte que eles oferecem aos franqueados, o que faz toda diferença para os novos empreendedores”, afirma.
O franqueado afirma que a empreitada tem sido desafiadora e gratificante, na mesma proporção. “Empreender é ter todos os dias um desafio novo pela frente”. O novo negócio deu tão certo que, apenas cinco meses depois do primeiro quiosque Nutty Bavarian ter sido instalado na cidade de Lucas de Rio Verde, em Mato Grosso, Pablo já está partindo para a segunda unidade, dessa vez na cidade de Várzea Grande, no mesmo estado.
“É muito importante manter sempre o pensamento de expansão. O mercado de snacks é bastante promissor, além disso, trabalhar com uma marca forte, que oferece um produto de qualidade, saudável e gostoso é meio caminho andado para o sucesso do empreendimento”, diz Pablo.