A Fini, líder no segmento de candies, está há 20 anos no Brasil e completa, em 2022, dez anos com atuação também no modelo de franquias. São 140 unidades inauguradas e 77 franqueadores parceiros da marca. A meta é finalizar o ano com 160 lojas e alcançar, até 2025, mais de 300 franquias.
O crescimento da Fini no modelo de franquias foi consistente nos últimos anos com, em média, dez novas unidades por ano. Em 2021 esse número dobrou e 21 pontos foram abertos. Diante desse crescimento e das possibilidades que têm se apresentado em termos de pontos comerciais e negócios com franqueados, tanto novos quanto os que já pertencem à rede, a meta da marca passou a ser de 50 novas franquias por ano.
Para adotar novos canais de venda, a Fini realizou testes com unidades próprias entre 2012 e 2014. A busca de alternativas para chegar ao consumidor se deu por três pilares essenciais: maior visibilidade da marca, abertura de mais um canal de contato e resultados e rentabilidade no leque multicanal. Já a escolha de abrir esses pontos por meio de franqueados veio do reconhecimento de que o parceiro administra a loja de perto, o que é mais efetivo do que o gerenciamento a distância realizado pela sede.
“Nosso objetivo é manter a consistência, a fim de conquistar cerca de 300 franquias até o final de 2025. O modelo de negócio nos proporciona replicar nossa cultura e nosso propósito, já que cada franquia é como um fragmento da empresa Fini”, comenta Patrick Ramos, diretor de Negócios – Franquias e B2E da The Fini Company Brasil.
Segundo Ramos, além do início do projeto, em 2012, houve quatro momentos cruciais para o sucesso da Fini nestes dez anos de atuação com franquias. Em 2014, quando ocorreu a efetiva migração de redes próprias para franqueados; em 2016, na consolidação do modelo de quiosque como realidade mais vendedora e viável; em 2018, quando a marca alcançou importantes marcos no negócio; e, por fim, em 2020, com a migração dos investimentos em feiras e eventos físicos para ações na mídia digital, em busca de uma expansão mais acelerada.
Hoje as 146 franquias da Fini estão localizadas nas seguintes regiões: 85 no Sudeste, 24 no Nordeste, 17 no Sul, 12 no Centro-Oeste e 8 no Norte. “Ainda temos muitas oportunidades em todas as regiões do Brasil, mesmo no Sudeste, onde estamos mais concentrados. Nosso foco é levar a Fini para os Estados em que ainda não estamos presentes: Amapá, Roraima e Tocantins, onde pretendemos estar até 2023”, conclui Galletto.