A 29º edição da ABF Franchising Expo acontecerá, entre os dias 22 e 25 de junho, no Expo Center Norte, e terá cerca de 400 marcas expositoras dos mais diversos seguimentos. Considerado o maior evento de franquias da América Latina, a feira representa o setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias, em 2021, tiveram um crescimento de 10,7%.
Ainda de acordo com a entidade, o franchising conta com mais de 171 mil unidades no país, faturando mais de R$ 185 bilhões e com quase 1,5 milhão de empregos diretos. O evento será realizado no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo e conta com uma expectativa de visitação de mais de 60 mil pessoas. A ABF informa que dentre os expositores, cerca de 25% das marcas estão expondo pela primeira vez, como no caso da Love Gifts e Duckbill.
Criada em 2014, a Love Gifts é uma rede de franquias de presentes criativos, que só no último ano teve um crescimento de 145%. Pensando na experiência do visitante, estará com um stand decorado representando uma loja da marca “Queremos mostrar na prática as vantagens de ser um franqueado da Love Gifts”, comenta Fábio Farias, CEO da marca.
Hoje a rede ainda conta quatro modelos de negócios e para se tornar franqueado no modelo Home Based, o investidor terá que desembolsar cerca de R$28 mil, o faturamento médio mensal é de R$15 mil, com lucratividade de 35% e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses. Já no modelo Loja Slim, o investimento inicial é de R$ 115 mil, o faturamento médio mensal é de R$40 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Para o modelo Smart, o investimento inicial é de R$ 133 mil, o faturamento médio de R$ 70 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses. E para a novidade Store In Store, o investimento inicial de R$ 35 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 20 mil, com lucratividade de R$ 5 mil e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
Para Fábio, a participação no evento é importante para o projeto de expansão da marca. “Tivemos um crescimento diferenciado e acima da média tendo em vista o atual cenário que estamos vivendo. Participar de eventos como a Expo Franchising reforça nosso objetivo de expandir com qualidade”, pontua Fábio.
Outra expositora que estreia na feira é a Duckbill, maior rede de cafeterias do país que viu o consumo de café aumentar durante o último ano. Hoje são mais de 30 mil bebidas comercializadas mensalmente e mais de 130 mil unidades de cookies no último mês.
Em 2021, a rede comercializou 110 unidades e atingiu o faturamento de R$ 42 milhões de reais. Já em 2022 a rede começou o ano com 150 unidades em funcionamento e com a expectativa comercializar pelo menos 80 novas lojas e faturar em média R$100 milhões.
Para a ABF Franchising Expo, a marca está preparando um stand decorado que recriará a experiência em uma loja da marca. “Montaremos uma Duckbill completa, com o mesmo mobiliário das unidades, equipamentos, decoração e design. Também teremos os produtos em formato de mocaps (produto em tamanho real, porém, falso). E teremos um quiosque na praça de alimentação onde venderemos café e cookies”, comenta.
Hoje a rede conta com quatro modelos de negócios e para se tornar franqueado no modelo Loja Standard, o investidor terá que desembolsar cerca de R$385.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$90 mil, com lucratividade de 20 a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Já no modelo Loja Light, o investimento inicial é de R$ 325.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$70 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Para o modelo To Go, o investimento inicial é de R$ 260 mil, o faturamento médio de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Por fim, no modelo Quiosque, o investimento inicial de R$ 200 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.