Fundo de marketing é um dos alicerces para o sucesso de uma franquia

Uma das principais responsabilidades do fundo de marketing da Acquazero Eco Wash é dar suporte para que criem ações locais e nacionais para fortalecer ainda mais a imagem da marca.

As estratégias de marketing que são utilizadas nas franquias são essenciais para definir a maneira como a rede irá se posicionar no mercado. É por meio desse recurso que será possível atingir potenciais clientes, conseguir persuadi-los e os fidelizar. Após esse processo, a rede de franquias conseguirá qualificar uma base de consumidores que se tornaram fiéis à marca.

No sistema de franchising é comum que o sucesso dessas ações seja alcançado apenas após a mobilização de todas as unidades da rede, sejam elas feitas na adaptação das lojas, padronização da linguagem e até mesmo no pagamento do chamado fundo de marketing. Dentro disso, a função do fundo de marketing também será a de auxiliar a concretizar a comunicação externa da rede.

O fundo de marketing é utilizado como uma forma de motivar o desenvolvimento e a continuidade das ações estratégicas, tudo isso visando um maior crescimento da marca que tem a ambição de expandir no sistema de franchising. Por isso, a cobrança desse fundo tem o objetivo de canalizar os esforços que as unidades teriam para realizar sozinhas a divulgação do negócio.

O diretor executivo da franquia Acquazero Eco Wash – rede especializada em lavagem automotiva e residencial ecológica – Henrique Mol afirma que o fundo de marketing é uma das grandes vantagens do franchising. “A principal importância desse meio é que ele permite deixar a rede com mais força para arrecadar maiores recursos financeiros para o fortalecimento da marca, beneficiando a todos.”

Função do fundo de marketing em uma franquia

O fundo de marketing é imprescindível para o desenvolvimento estratégico do plano de expansão de uma rede de franquias. Isso, pelo fato de ser necessário um investimento em ações institucionais para promover o negócio, além de mostrar os seus produtos e colocar a sua imagem no mercado.

Mol conta que uma das principais responsabilidades do fundo de marketing da Acquazero é dar suporte para que criem ações locais e também nacionais para fortalecimento da marca e, como consequência, as vendas nas unidades.

“Na Acquazero, cobramos dos nossos franqueados o valor fixo de R$ 150,00 mensalmente. Nesse valor está incluso a utilização na rede em ações como agência de marketing, recursos humanos da área, sistemas utilizados de marketing e campanhas a nível nacional”, explicou o diretor executivo da rede.

Estratégia utilizada para o uso do fundo de marketing

A rede Acquazero paga um valor fixo de agência de marketing, suporte a rede e sistemas. Com isso, os valores arrecadados que excedem esses compromissos são utilizados para estratégias de marketing, tendo como foco principal a venda de serviços nas unidades da marca.

Henrique Mol conta que eles criaram ações de marketing com objetivo de ter inteligência nas estratégias. “Temos um sistema próprio na rede denominado ACQUA ON, ele é utilizado pelas nossas unidades para gestão das operações, com dados dos clientes, serviços executados, recursos de gestão e tickets ao cliente.”

Mas além dessas funcionalidades, o sistema da Acquazero também permite que a unidade seja habilitada para receber pedidos online. “É possível receber através do site e do aplicativo da Acquazero, como também, criar estratégias de cupons de descontos e utilização de páginas voltadas a campanhas de marketing digital, por exemplo, as do Google Ads e Facebook Ads”, explicou o diretor executivo da rede.

Outro item muito interessante que a rede de limpeza ecológica utiliza são os dados inseridos no sistema, que segundo Henrique Mol, eles são tratados pela equipe interna de marketing, sem a dependência do franqueado na ponta, sendo necessário apenas que ele insira as informações de forma correta.

“Conseguimos através dele criar ações de marketing para aquele cliente que não retornou à unidade, enviar uma pesquisa de satisfação, oferecer o serviço que ele necessita e não foi identificado na hora do atendimento, criar parcerias com outras empresas que possuem conexão com nosso negócio, entre várias outras ações”, contou Henrique Mol.

Marketing feito no início pela franquia e a continuidade do franqueado

É importante ressaltar que a rede franqueadora auxilia o seu franqueado no marketing até um determinado momento e a sua localidade. Após atingir esse “limite” o empreendedor deverá pensar em estratégias de marketing regional para atrair o público ao seu negócio.

Henrique Mol ainda diz que é necessário entender que a franqueadora, com a utilização do fundo de propaganda, utiliza desse recurso para ações que beneficiem não somente um franqueado, mas sim todos da rede. “O franqueado também deve realizar ações na sua cidade para fazer a divulgação e conseguir atrair ainda mais os possíveis clientes para a sua unidade.”

Porém, muitos empreendedores possuem uma certa dificuldade nesse âmbito do negócio e pensando nisso, a Acquazero investiu em alta tecnologia para auxiliar o seu franqueado. “Investimos em uma melhor forma de conectar a demanda aos nossos franqueados, sendo feito através do site e aplicativo, com a inteligência de marketing por meio dos dados”, salientou Mol.

Inovações que foram aplicadas no marketing da rede

O marketing está sempre evoluindo e em constantes mudanças, com isso, a rede que investe em campanhas de marketing para divulgar o seu negócio, deve redobrar a atenção para que ela consiga acompanhar esse processo de renovação e inovar na maneira como ela utiliza as suas ações.

Pensando nisso, a Acquazero implantou um novo sistema de gestão de suas unidades, pois antigamente a rede já tinha vários sistemas dentro da franqueadora que dava suporte aos seus franqueados, deixando as informações separadas e sem ter a vinculação.

“O nosso novo sistema é integrado e irá desde a venda da franquia aos demais departamentos, assim teremos todo o histórico do franqueado em um mesmo ambiente, facilitando a comunicação e melhor entendimento da unidade para auxílio interno”, finalizou Henrique Mol.