O ritmo de expansão do McDonald’s está a todo vapor no primeiro semestre de 2022. Nesta última semana de abril, mais dois restaurantes foram inaugurados na cidade de São Paulo, localizados em São Mateus e Parque Boturussu, e passam a atender moradores, trabalhadores e pessoas que estiverem a passeio pela Zona Leste da capital. Essas inaugurações fazem parte do plano de expansão da companhia na América Latina, que prevê mais de 120 novos restaurantes só no Brasil até o final de 2024, o que representa, aproximadamente 60% do total de aberturas da América Latina.
Os novos restaurantes são modelos de rua, com serviços de Drive-Tudo e Delivery, ampliando a oferta de formatos convenientes de consumo para os clientes do município. Este tipo de restaurante permite uma diversificação de canais essenciais para concretizar a estratégia de negócios da companhia denominada 3D’s: Digital, Drive-Thru e Delivery, seguindo uma tendência que foi acelerada no período de pandemia e deve se manter.
Com uma arquitetura moderna e design inovador, que alia conveniência e interatividade para o cliente, os novos restaurantes também contam com menu board digital e totens de autoatendimento que permitem a personalização dos pedidos e pagamento direto nos equipamentos, além de possuir uma tecnologia simultânea que faz com que os produtos comecem a ser preparados no exato momento em que o cliente faz o pedido.
O modelo faz parte do que a Arcos Dorados chama de vendas digitais, uma tendência cada vez mais forte. É importante mencionar que, unindo os serviços de Delivery, Drive-Tudo, Méqui Sem Fila e totens, as plataformas digitais representaram 50% das vendas totais da rede de acordo com os resultados financeiros do quarto trimestre de 2021.
Além disso, as duas novas unidades, juntas, geraram cerca de 105 novos postos de trabalhos para jovens da região, sendo 90% deles sua primeira oportunidade de emprego. Os funcionários da companhia contam com benefícios como vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida, alimentação no restaurante, entre outros. A rede opera sob a filosofia Cooltura de Serviço, que incentiva cada indivíduo a se portar e agir no ambiente de trabalho da forma que se identifique e se sinta bem. Além disso, a Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s na América Latina e Caribe, tem um compromisso forte com o desenvolvimento de jovens, sendo considerada uma das maiores portas de entrada para esse público no mercado de trabalho formal. Atualmente, cerca de 70% dos funcionários da rede têm menos de 24 anos.
Foco no Drive
A inauguração de restaurantes com Drive-Tudo no Brasil está alinhada à estratégia da Arcos Dorados de apostar nesse formato por serem mais independentes e adaptáveis a novos cenários, como provou o período de pandemia. Esse aspecto se une ao fator da conveniência buscada pelo cliente para adaptar seu momento de consumo à sua rotina, seja em casa, no salão ou na pista.
Para reforçar seu pioneirismo no Drive-Thru no Brasil, em 2021 o McDonald’s entrou em uma nova fase do serviço com a campanha Drive-Tudo, permitindo que, além dos carros, outros meios de transporte como bicicletas, patins, skates e patinetes também possam passar pelas pistas e retirar seus pedidos rapidamente.