Os Estados Unidos é o país desejo das marcas brasileiras que querem dar o pontapé inicial para expansão. A terrinha do Tio Sam continua sendo, de longe, o maior exportador mundial de franquias.
É de olho nesse mercado promissor que a franquia Via Certa Educação Profissional dá início ao projeto de internacionalização da marca. O negócio será comandado pelos brasileiros Maicon Wilk e Fernanda Perli, e diferentemente do que ocorre no Brasil, o modelo de negócio será totalmente online.
O diretor de expansão da rede, Jilo Shimada, explica que o trabalho do franqueado se dará nesse primeiro momento de forma experimental, com a venda de cursos profissionalizantes direcionados exclusivamente aos brasileiros que moram nos Estados Unidos, não se limitando apenas a uma cidade.
Oportunidade de especialização
Maicon conta que apostou na franquia por ser um projeto inovador, com foco nos brasileiros, algo que ainda não existe nos Estados Unidos. Os cursos serão EAD e assim que o aluno for matriculado receberá de imediato login e senha para iniciar os estudos.
“A ideia é comercializar módulos por área de interesse e permitir que o aluno faça o curso no seu tempo, tendo a oportunidade de fazer as aulas em casa no horário que for mais conveniente a ele”, diz o franqueado.
A expectativa é alcançar ao menos 10 matrículas nesse primeiro momento, e ir crescendo gradualmente. Para isso, o franqueado apostará em estratégias de divulgação em redes sociais e na busca de leads através de parcerias com empresas brasileiras, indicação de alunos, entre outros.
FDA em Sorocaba
Maicon e Fernanda fecharam acordo para serem também FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área) ou popularmente conhecido como máster franqueado na cidade de Sorocaba (SP) e arredores, com a Via Certa.
Eles que retornam ao Brasil no final deste ano inaugurarão sua unidade física em Sorocaba e continuarão desenvolvendo à distância o trabalho nos Estados Unidos. Por ser um modelo totalmente online para captação de alunos, divulgação e atendimentos, não atrapalhará comandar os dois trabalhos.
“Trata-se de uma experiência baseada na observação da necessidade de qualificação desse público, e temos a perspectiva de um bom retorno à essa iniciativa que é pioneira na Via Certa. Para isso, já estamos tendo todo o apoio da diretoria, bem como recebendo suporte para início da expansão por aqui nos EUA”, finaliza o empreendedor.
Marca consolidada
A Via Certa está presente no mercado há uma década e se consolidou no Brasil. Atualmente, com 50 lojas físicas, em sete estados brasileiros, espera crescer ainda mais por aqui e também enxerga novas oportunidades no mercado internacional. Assim como Maicon que apostou no negócio, a ideia é atrair mais empreendedores que queiram investir na marca em outros países.
Do mesmo modo que os EUA, Shimada revela que países como Portugal e Angola também são interessantes para o que a Via Certa tem a oferecer. “Estamos em fase experimental, mas baseado no potencial de crescimento do negócio no seu mercado. A rede projeta abrir ao menos três operações no exterior até o final de 2023”, pontua Shimada.
A taxa de investimento para empreender no exterior é de R$ 20 mil, com possibilidade de faturamento médio de R$ 30 mil.
São mais de 30 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação como: marketing; administração; indústria e energia; informática; línguas; saúde; estética, entre muitos outros, com duração que varia entre seis meses e dois anos. O preço é acessível com mensalidade a partir de US$ 80 dólares.