Nossa empresa possui 90 marcas de franquias. Como escolher a certa para investir ou decidir ter o próprio negócio? Há diversos pontos que precisam ser analisados. Primeiro oriento definir o segmento econômico: limpeza, conservação, produtos, moda, serviços, alimentação, bebidas, saúde e bem-estar ou beleza e estética. Ter apreço pela área a empreender e obter informações faz você se dedicar mais. Pesquise, planeje e busque qualificação.
Depois você precisa definir qual modelo de negócio, por exemplo, loja ou quiosque. Isso influi diretamente no preço que será investido. Na holding temos franquias com valores que variam de R$ 20 mil a R$ 700 mil, então outro aspecto a ser levado em consideração tem a ver com o capital disponível para investir. Franquia certa é a que se encaixa em todos os seus interesses e no orçamento.
Na empresa utilizamos a tecnologia para avaliar inúmeros dados regionais e auxiliar na definição de qual franquia investir e em qual local. É possível mensurar com mais assertividade a concorrência na localidade escolhida e verificar se existe demanda para o produto ou serviço. Também é necessário prestar atenção ao modelo de negócio da franquia, qual o formato da operação no dia a dia, número de funcionários, expectativa de retorno financeiro e lucro estimado a cada mês.
Franquias são negócios testados, dão mais segurança aos empreendedores, mas há peculiaridades regionais a serem observadas. Em aspectos financeiros, é necessário avaliar o investimento inicial e, ter reserva para capital de giro, o valor usado nas operações do dia a dia. Outro ponto importante que é necessário pensar a respeito é sobre o tempo de dedicação aos negócios. O gerenciamento inclui gestão das finanças, dos funcionários, treinamentos e estudo e, sobretudo, dedicação máxima ao cliente. Na 300 Franchising temos diversas marcas e segmentos para você escolher o melhor negócio!
Leandro Castelo, CEO da 300 Franchising e Co-founder da Ecoville; empreendedor Endeavor Global; empreendedor do ano pela Ernst & Young e autor do livro Sonhe, Acredite e Faça, da Editora Gente.