Investir em uma franquia requer, além de muito planejamento, informações. Sabendo disso, a Love Gifts, rede de franquias especializada em decoração e presentes criativos, irá participar da próxima edição da Expo Franquias Nordeste 2022, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de março no Riomar Shopping, em Recife, Pernambuco.
Criada em 2014 pelo empreendedor Fábio Farias, a Love Gifts, nasceu com a necessidade do empresário em criar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decoração criativa para todo tipo de público. A primeira loja foi inaugurada em Campina Grande, cidade natal do fundador e logo se expandiu pelo Brasil.
“Nossa proposta era surpreender os clientes através de presentes criativos e personalizados”, comenta Fábio. Sempre em busca de um diferencial, em 2015, ele reformou uma Kombi ano 1974 e a transformou em uma loja itinerante. Outro feito do empreendedor foi aproveitar os festejos juninos para lançar uma coleção de lembrancinhas e presentes dedicados ao Maior São João do Mundo.
“Os turistas – e público local – se encantaram com a riqueza das peças produzidas. Nós buscamos incrementar os produtos com o charme e a cultura local, principalmente as miniaturas dos Pioneiros da Borborema e cartões postais da cidade”, relembra. Franquear o negócio sempre foi um desejo de Fábio e, após testar o modelo de negócio, ele conseguiu replicar em diversas cidades do país.
A última Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising mostra que o faturamento do setor atingiu a casa dos R$ 47 bilhões, o que mostra que o segmento vem se recuperando da crise econômica causada pela pandemia. Ainda de acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 3,4% na geração de empregos diretos no setor.
Dentre todos os segmentos presentes no franchising, o de casa e construção segue em constante crescimento, segundo a ABF, houve um aumento de 7,7% no número de unidades e 10,8% no faturamento. Em 2021, a Love Gifts comercializou 38 unidades no país.
Para o CEO da marca Fábio Farias, esse sucesso se dá devido aos eventos e festas estarem voltando gradualmente, assim como o avanço das vacinas no país. A marca possui três modelos de negócios e para se tornar franqueado, o investidor terá que desembolsar cerca de R$28 mil, para o modelo homebased, o faturamento médio mensal é de R$15 mil, com lucratividade de 35% e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
Já no modelo Loja Slim, o investimento inicial é de R$ 115 mil, o faturamento médio mensal é de R$40 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses. Para o modelo Smart, o investimento inicial é de R$ 133 mil, o faturamento médio de R$ 70 mil, com lucratividade de 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Hoje já são 65 unidades em funcionamento com mais de 2 mil itens a venda, que vão de copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas, entre outros. O ticket médio de consumo é de R$100 e a fabricação de um terço desses produtos é feita pela própria rede.
Para as vendas online, além das embalagens personalizadas, a rede também investiu no cheirinho oficial da marca, para que todos tenham a mesma sensação de uma experiência em loja física. A expectativa da marca é até o final de 2022 ter 100 lojas em atuação.