Investir em franquia continua sendo uma opção segura para quem deseja empreender e ser dono do próprio negócio. Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor consolidou uma recuperação em 2021 e a instituição afirma que as projeções para 2022 são positivas, com uma alta de 9% de faturamento e 5% de geração de emprego.
O segmento de alimentação é o mais lucrativo entre os 11 do mercado de franquias e é uma das principais tendências para este ano. Apenas em 2020, ano de pandemia, as franquias de alimentação faturaram aproximadamente 41 bilhões de reais.
“A luz no fim do túnel para a economia apareceu com o avanço da imunização e a diminuição das medidas de distanciamento social. Com esse movimento promissor, as oportunidades são revistas e os planejamentos podem começar a sair do papel, sendo uma delas, pegar carona na onda das franquias e alavancar a vida profissional” afirma Deiverson Migliatti, fundador da Sterna Café, maior rede de cafeterias especiais no Brasil, com 85 unidades franqueadas.
Segundo Migliatti, a expectativa da rede é chegar a 100 lojas ainda em 2022, que já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal e conta com cinco modelos de negócio com opção de investimento inicial de 20 mil reais e retorno de investimento total em até 36 meses.
Acompanhando as mudanças que aconteceram durante a pandemia, a rede buscou inovar desde a decoração dos pontos de venda, até às exigências digitais. “Pensando como consumidor, os novos hábitos adquiridos durante esses dois anos se concentram na confiança que ele deposita na empresa e no conforto que é entregue além do produto. Por isso, investir em plataforma de e-commerce, delivery e locais com espaços convidativos e instagramáveis, é essencial nos dias de hoje, além de ser um diferencial para alavancar a venda de novas unidades e conquistar os consumidores”, finaliza Migliatti.