A rede de franquias de farmácia FarMelhor, fundada em Minas Gerais, em 2012, estará presente na edição paulista da FranchiseB2B, que acontece no dia 17 de março, das 9h às 21h, no Hotel Pullman, na Vila Olímpia-SP, com o objetivo de atrair novos empreendedores para o seu modelo de franquia.
Durante o evento, a FarMelhor vai atender aos potenciais empreendedores de forma personalizada, os encontros são agendados antecipadamente, para apresentar seu modelo de negócio, seus diferenciais e sanar todas as dúvidas sobre investimento.
A expectativa da FarMelhor é abrir 150 novas unidades em todo o país em 2022, sendo assim, a participação nesse tipo de evento é estratégico. “Como nosso plano de expansão abrange todo o país, vamos participar de quase todo o circuito da feira este ano”, afirma Renan Reis, CEO da FarMelhor.
O investimento inicial em uma unidade da FarMelhor é a partir de R$ 150 mil para lojas de conversão e de R$ 350 mil para lojas novas. Atualmente, a franqueadora conta com cerca de 430 unidades distribuídas pelo país, sendo 235 em operação e mais de 190 em implantação. São Paulo é o estado com o maior número de lojas da rede com cerca de 133 unidades.
FarMelhor cresce acima da média do mercado
Em 2021 a FarMelhor continuou com seu ritmo elevado de crescimento e inaugurou 64 unidades, contra 38 em 2020. Em faturamento, a receita da FarMelhor aumentou 24,9% em 2021 na comparação com o ano anterior, enquanto o setor de varejo farmacêutico como um todo cresceu quase 11%.
O varejo farmacêutico ficou em evidência nos últimos dois anos, tanto por oferecer produtos de primeira necessidade como pela demanda crescente de produtos relacionados à covid-19. Além disso, a crescente procura por maior cuidado pessoal e preventivo, se reflete na venda de produtos de higiene pessoal, assepsia e dermocosméticos, produtos de maior valor agregado na rotina de higiene e beleza.
Recuperação do setor de franquia
O segmento de franquia oferece segurança para quem deseja abrir o próprio negócio, pois o empreendedor já começa com uma marca consolidada no mercado, que oferece todo o suporte e expertise no negócio. Além disso, o setor obteve resultados positivos em seu crescimento ao longo de 2021.
De acordo com o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%, chegando a patamar semelhante ao de 2019 que foi de R$ 186,755 bilhões.
A ABF projeta para 2022 um crescimento de 9% do faturamento, de 2% das redes, de 5% em unidades e também de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.