O mercado de franquias consolidou sua curva de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%, chegando ao patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões. No 4º trimestre de 2021, cuja comparação já se deu com um período menos impactado pela pandemia, o crescimento foi de 5%, alcançando R$ 56,663 bilhões, 3,1% acima do mesmo período de 2019. O setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora uma recuperação mais robusta.
No estado do Rio de Janeiro, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 9,5 % no faturamento geral das redes de franquias, com mais de R$ 17,4 bilhões de receita no período pesquisado. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 16,5%, totalizando 17.154 operações.
A maioria das unidades de franquia do Estado atua nos mercados de Alimentação Food Service (22,9%), Serviços e Outros Negócios (19,5%), e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising no Rio.
A flexibilização ou suspensão das medidas restritivas de distanciamento social, ampliando o funcionamento do comércio em geral; o bom desempenho de alguns setores beneficiados pela maior permanência das famílias em casa, como o de construção civil e de saúde e beleza; os ganhos de eficiência das redes de franquias, que investiram mais na digitalização de suas operações, na multicanalidade, em novos modelos de negócios são fatores que contribuíram para esse bom desempenho. O setor se beneficiou também da retomada gradual dos hábitos dos consumidores — que inclusive impulsionou também a área de serviços de forma geral –, do aumento significativo do movimento nos shopping centers e da chegada de novos players.
Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio, vê com otimismo o horizonte do setor. “Conseguimos fazer a retomada. O mercado está reagindo e está animado com os negócios. Temos visto várias medidas de fomento e estímulo ao consumo para que o franchising possa movimentar ainda mais a economia”, afirma o executivo.
Desempenho dos segmentos
O segmento com maior variação em 2021 foi o de Hotelaria e Turismo, com um crescimento de 28,4%. A retomada das viagens, de alguns eventos e do movimento nos aeroportos, muito relacionado ao avanço da vacinação, contribuíram com este movimento.
Em seguida vem Entretenimento e Lazer e Limpeza e Conservação, também impulsionados pela reabertura e flexibilização das medidas de isolamento social, com crescimento de 25,3% e 19,5%, respectivamente.
Em relação aos empregos, de acordo com a pesquisa da ABF, o setor em todo o Estado do Rio gerou mais de 145 mil vagas diretas em 2021, 17,9% a mais que em relação a 2020.
Feira de Franquias
Como prova dessa retomada, a ABF Rio promove entre nos dias 01 e 02 de abril de 2022 a 1ª Expo Franchising ABF Rio Médio Paraíba na cidade de Volta Redonda, na região Sul Fluminense.
O evento, realizado no Shopping Park Sul, cobre cidades vizinhas como Barra Mansa, Resende, Barra do Pirai e Vassouras, atingindo mais de 1 milhão de consumidores.
A ideia da feira é seguir o mesmo modelo da Expo Franchising ABF Rio, com um salão de negócios e palestras gratuitas para capacitar os interessados em franquias, gerando a democratização nas cidades do interior da Região Sudeste.