Acquazero confirma presença na FranchiseB2B e acredita no potencial da retomada das feiras presenciais no Brasil

A Acquazero é a maior rede de franquias de estética automotiva no Brasil; atualmente possui mais de 640 operações pelo Brasil e tem potencializado sua expansão Internacional

Especializada em limpeza ecológica e estética automotiva, a rede de franquias Acquazero nasceu em 2009 no estado de São Paulo e entrou para o franchising no ano de 2010. Hoje é a maior rede de estética automotiva no Brasil. Atuando com soluções para limpeza, conservação e restauração e com mais de 640 operações pelo Brasil e EUA, a rede se destaca por adotar uma postura ecologicamente correta, pensando na responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Como carro-chefe, a rede oferece limpeza ecológica, que é realizada com apenas 300 ml de água, sempre utilizando produtos biodegradáveis de alta qualidade sem agredir o veículo ou o espaço, assim como o meio ambiente.

Dados da pesquisa de desempenho do franchising realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizadas no 1º trimestre de 2020 apontam como destaque os segmentos de Serviços Automotivos. Com maior variação no desempenho entre os meses de janeiro a março de 2020, com faturamento de R$ 1.656 bilhões. O segmento também registrou uma taxa de expansão em unidades de 7,4%.

Participante assídua de grandes feiras, a rede é uma das marcas confirmadas na FranchiseB2B, feira no formato presencial com atendimentos agendados que deve acontecer no dia 25 de novembro, em São Paulo.

“Estamos otimistas quanto às expectativas da feira, ademais, estar lado a lado das grandes empresas do mercado é uma estratégia que gera credibilidade sendo que as feiras presenciais têm sucesso garantido movimentando também a economia do país. Estamos num período de retomada total dos negócios e já sentimos o aquecimento do mercado”, diz Henrique Mol, diretor executivo da rede.

Oportunidades para todos os bolsos

A Acquazero foi destaque no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil como a que registrou maior crescimento entre as Top 50. O posicionamento no mercado se deu pelas estratégias implementadas mesmo antes do início da pandemia com modelos de negócios a partir de R$ 23 mil e a aplicação de novas tecnologias que facilitaram o acesso ao consumidor.

Uma das ferramentas que teve excelente adesão com a pandemia foi o aplicativo da marca para atendimento delivery. Investindo no modelo virtual, a marca desenvolveu um app exclusivo no qual o usuário pode agendar os seus serviços, otimizando seu tempo e recebendo o atendimento em casa ou no trabalho. Assim como também pode optar pelo agendamento em uma das lojas com toda a estrutura para cuidar do seu veículo ou acessar o e-commerce e fazer o agendamento on-line.

“Procuramos estar sempre à frente do mercado criando soluções que potencializem os ganhos dos nossos franqueados bem como facilitem a vida de nossos cliente. O app foi um divisor de águas no desenvolvimento do negócio. É um serviço inovador que vem gerando bons resultados. É um dos diferenciais que vamos apresentar na FrachiseB2B para os interessados em nossos modelos de negócios. Estar na feira frente a frente com o investidor vai nos possibilitar uma argumentação mais incisiva do nosso propósito no mercado”, salienta Mol.

Modelo de negócios

– Home office/Delivery: proporciona ao franqueado atuar no modelo delivery, no qual vai até o cliente para realizar o atendimento. Tendo investimento inicial de R$ 23 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + compra de equipamentos), tem faturamento médio mensal estimado em R$12 mil com prazo de retorno do capital investido entre 3 a 6 meses.

– Loja Física: É necessário um ponto comercial com estrutura padronizada do espaço, onde o franqueado Acquazero pode oferecer mais de 15 serviços. Seja no cuidado com carro ou serviços residenciais, o atendimento pode ser feito na loja assim também como modo delivery. Investimento a partir de R$ 90 mil.

Expansão internacional

Além do modelo de negócio trabalhado no Brasil, a Acquazero está em constante busca de continuar levando sua operação de serviços para o mundo. O plano de internacionalização iniciado em 2019, se deu pela baixa complexidade do negócio. Outro fator interessante é o conceito do negócio baseado na preocupação com o meio ambiente, o que o torna bastante atrativo a conscientização mundial neste sentido, principalmente no atual momento em que o planeta sofre severas queimadas e falta de chuvas em boa parte dos países.

Seu modelo internacional de negócio tem suporte semelhante ao que é trabalhado no Brasil, o delivery, porém com uma estrutura desenvolvida de acordo com a realidade de cada país. Atualmente a Acquazero está presente em Granville – EUA (2019), e com unidades em implantação na cidade de Orlando, nos EUA, e em Santo Domingo, na República Dominicana.

“O mercado internacional tem sido bem atrativos tanto para empreendedores brasileiros que moram fora quanto para investidores dos próprios países. Estamos estudando a possibilidade de novas operações em Portugal, Espanha, Colômbia, Paraguai, México, Chile e EUA”, reforça o diretor da rede.

Para implantação de uma unidade nos Estados Unidos, por exemplo, o investimento é a partir de US$ 12 mil.

Portfólio de serviços

Estética Automotiva: Dentre os serviços oferecidos pela rede estão: Limpeza Ecológica, Enceramento Profissional, Cristalização de vidro, Limpeza técnica de Motor, Impermeabilização de Estofados, Higienização de Ar-condicionado, Higienização Interna, Limpeza e Hidratação de Couro, Revitalização de Plásticos, Cristalização de Pintura, Vitrificação de Pintura, Oxi-sanitização, Polimento de Faróis, Polimento de Pintura, Descontaminação de Pintura, Remoção de Chuva Ácida.

Os serviços oferecidos para automóveis também podem ser aplicados em aeronaves, embarcações e motos.

Home Care: Durante a pandemia a rede passou a oferecer também uma série de serviços de limpeza residencial seguindo as mesmas técnicas aplicadas nos veículos. Entre os serviços disponibilizados estão: limpeza de carpetes e tapetes, estofados e superfícies de couro, colchões e também impermeabilização de todas essas superfícies utilizando uma técnica exclusiva da marca que possibilita a eliminação toda sujeira e ácaros, prevenindo problemas respiratórios e irritações na pele.

Suporte

Em todas as modalidades do negócios, a rede, consolidada no mercado, oferece suporte ao franqueado que vai desde a implantação do empreendimento até o auxílio na escolha do ponto. Além de oferecer também treinamento aos funcionários, consultoria pós-venda assessoria de marketing.