“Uma por Todas e Todas por Uma”! Esse é o slogan que marca a campanha de apoio e conscientização ao Outubro Rosa, promovida pela rede de franquias, Armazém Fit Store. A franqueadora que é especializada em alimentação saudável e natural, convidou mulheres e profissionais da saúde para debater o tema nas redes sociais através de uma sequência especial de vídeos.
“Mais do que conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, essa campanha é uma oportunidade para falarmos abertamente sobre o assunto. Atualmente, somos bombardeados de informação a todo o momento e, muitas vezes, geram dúvidas ou são inverdades. Pensando justamente nisso, avançamos com essa série para falarmos sobre o tema, levarmos informação real e de qualidade ao público, além de passar muitas dicas”, fala Ayla Quintella, diretora executiva do Armazém.
Atualmente, cerca de 80% do público alvo da rede é composto pelo sexo feminino. Por isso, a diretora espera alcançar um número grande de mulheres impactadas pela ação. Dá força ao propósito, a adesão das unidades – que atualmente são mais de 100 – à campanha, e o alcance que, por si só, tem as redes sociais. Por isso, Ayla espera atingir além dos 35 mil seguidores do Armazém ou clientes que já possui, mas ainda, a sociedade como um todo.
Profissionais da saúde falam sobre o tema
Para dar vida à campanha, se uniram ao Armazém, uma ginecologista, oncologista, psicóloga e nutricionista. Cada profissional fala a respeito da doença dentro de suas respectivas áreas. Durante o mês, a cada semana um vídeo diferente está sendo lançado nas plataformas, Facebook, Instagram e no site próprio, além de ser disparado no email-marketing e Whatsapp dos clientes.
“O debate ultrapassa a identificação precoce do câncer, o que também é muito importante, mas tivemos o cuidado de abordar questões que permeiam o psicológico da mulher. A ensiná-la a como lidar com a descoberta, a passar por esse momento que não é fácil, entre muitos outros pontos. Além é claro, de evidenciar como uma alimentação de qualidade é uma importante aliada na prevenção ao câncer de mama”, comenta Ayla.
Hábitos saudáveis reduzem surgimento de tumores
O que muita gente não sabe é justamente isso, que hábitos alimentares protegem as mulheres da doença. O câncer de mama pode surgir a partir de fatores genéricos, mas também, pode manifestar-se devido a exposições ambientais e o estilo de vida. Por isso, a alimentação saudável ganha cada vez mais relevância nesse contexto, principalmente quando aliada a atividade física e hábitos saudáveis.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), aproximadamente 13% dos casos de câncer de mama em mulheres acima dos 30 anos, poderiam ter sido prevenidos por meio da atividade física, aleitamento materno, pela não exposição ao consumo de álcool e pelo não excesso de peso.
Ainda segundo o instituto, em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo tiveram câncer de mama – o tipo que mais acomete a população feminina e mais mata. Ele representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. No país, ainda em relação ao ano passado, cerca de oito mil casos tiveram relação direta com os fatores comportamentais citados.
Histórias reais
“O Armazém trabalha vários pilares da saúde. Achamos importante levar esse assunto às mulheres, mas principalmente, conscientizar”, comenta Anália Esteves, supervisora de marketing da marca. Assim, a profissional conta que uma convidada cujo diagnóstico no passado foi positivo para a doença, dará um importante depoimento sobre a experiência. “É muito relevante as pessoas entenderem o assunto a partir de uma experiência real, de quem já passou pela situação. O ponto de vista, as dores, os cuidados, medos, inseguranças, enfim, tudo o que a pessoa sente naquele momento. Imaginamos que deva ser muito difícil, mas nada melhor ouvir, inclusive os conselhos, de quem já passou para falar”.
Posicionamento de marca
Atualmente, ações como esta: “Uma por Todas e Todas por Uma”, faz parte do propósito do Armazém, segundo Anália. “Hoje em dia, as marcas, além de vender, tem que se posicionar. Temos voz e somos influenciadores no mercado, por isso, temos um grande poder e dever nas mãos. Dessa forma, sempre trabalhamos importantes ações a partir de temas relevantes de forma interna e externa. Fora outras frentes, quem nos acompanha nas redes sociais, recebe muito conteúdo grátis e informativo. A venda para nós é uma conseqüência e não o elo principal”, finaliza.
A empresa de alimentação abraçou a causa, e criou ainda, uma tag para acompanhar as embalagens das vendas realizadas durante o mês de outubro em toda a rede. A tag é um apoio à campanha e ainda um direcionamento para que os clientes acessem as redes do Armazém para consumirem os conteúdos da ação.