Levar ao mercado um calçado que une conforto, beleza e tecnologia foi o grande diferencial da PICCADILLY para chamar a atenção de clientes internacionais. Os olhos estrangeiros passaram a apreciar a marca na década de 90, após a calçadista feminina parar de fabricar calçados em couro e apostar em materiais que proporcionassem maior conforto no calce. Essa foi a grande virada de chave para a marca alcançar os feitos que possui hoje: 7 mil pontos de vendas no exterior, presença em mais de 100 países e exportação de 35% de toda sua produção.
:: A FERRARI DOS CALÇADOS
A procura por parte de clientes internacionais, iniciou-se de maneira tímida em algumas feiras calçadistas em que a PICCADILLY participava. Rapidamente, o nome da marca ficou conhecido no mercado internacional e, em meados de 2002, a calçadista já exportava para 24 países. “Quando começamos a exportar, não tínhamos a pretensão de alcançar grandes números rapidamente. Mas os produtos que apresentávamos realmente agregavam valor, tínhamos clientes que falavam que éramos a Ferrari dos calçados. E de forma acelerada nosso nome ganhou força neste mercado”, comenta a Acionista e Consultora de Comércio Exterior da marca, Micheline Grings Twigger. Um dos primeiros países a apostar na marca foi a Argentina, que solicitou 400 pares em seu primeiro pedido. Pouco tempo depois, a compra subiu para mais de 1 milhão de calçados.
O conforto único que a PICCADILLY oferece conquistou países da América do Sul, América Central e Oriente Médio. “Há outras regiões que atuamos, mas essas três foram as primeiras a apostarem no nosso produto e seguem com os pedidos até os dias de hoje”, comenta Micheline. De acordo com a consultora, além da qualidade do calçado, alguns aspectos colaboraram para o crescimento da marca no exterior. “Ser uma empresa familiar, ter uma excelente reputação e forte investimento em marketing nos ajudaram a promover nosso nome mundo a fora”.
É exatamente estes aspectos que chamaram a atenção da Daniela Canessa, da loja FEMENINA, localizada na Bolívia, que aposta em calçados da marca há um tempo. “É sem dúvida uma marca linda com a qual é uma honra poder trabalhar. A empresa apresenta uma equipe de grandes profissionais, com pessoas de grande coração, além da qualidade dos produtos. Isso faz toda a diferença”, comenta. Essa é a mesma opinião do Mário Coelho Dias, da loja Sopegada, em Portugal. “Já são 22 anos desde que nos conhecemos e eu agradeço demais a parceria. É uma empresa que valoriza princípios muito parecidos com os nossos como o respeito, lealdade e profissionalismo”, afirma.
:: TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE MUNDO A FORA
Se o conforto foi o chamariz que abriu portas para a PICCADILLY no mercado externo, a adição de tecnologia e sustentabilidade foram pontos que cravaram a qualidade da marca com clientes nacionais e internacionais. “A gente não vende apenas um calçado. Vendemos conforto aliado a tecnologias que auxiliam a mulher em uma caminhada mais tranquila. Quando você apresenta um calçado que ajuda na circulação sanguínea, por exemplo, o olhar do cliente é totalmente diferente. Ele sabe que será um produto que despertará o desejo e terá giro em sua loja”, comenta a vice-presidente e diretora de produto da marca, Ana Carolina Grings.
Outro aspecto que tem chamado a atenção do mercado é a responsabilidade sustentável da PICCADILLY, não somente em produtos, mas em ações internas que impactam diretamente no meio ambiente. Todos os calçados da marca, são confeccionados com PrimeTech, um material exclusivo de alta qualidade, supermacio, prático para limpar, com tratamento antimofo e antibactéria e repelente à água. “A gente entende que o bem-estar caminha com a preservação dos animais. É por isso que utilizamos matéria-prima livre de origem animal e que não deixa resíduos no meio ambiente”, afirma Ana.
Recentemente, a marca lançou duas coleções que trazem esse propósito e quem têm sido sucesso de vendas: a Marshmallow, slides fabricados em EVA, material que é 100% reciclável, que proporciona conforto e alta durabilidade; e a So.Si Ecoar, que são tênis produzidos com 3,5 garrafas PET recicladas, palmilha sustentável e sem origem animal. “Trabalhamos muito em cima da consciência ambiental e realizamos diversas ações que compactuam com esse propósito. Não somente as coleções, mas todas nossas ações reverberam no mercado. Isso nos dá maior credibilidade seja nacionalmente ou internacionalmente”, explica.
:: RECONHECIMENTO
Recentemente aconteceu a 49ª edição do Prêmio Exportação RS, maior reconhecimento do Sul do País ao segmento exportador. Pela 9° vez, a PICCADILLY, umas das maiores calçadistas feminina do país, foi premiada -, neste ano, na categoria Destaque Setorial – Calçados/Couros e Artefatos.
Para a presidente da calçadista, Cristine Grings Nogueira, estar novamente entre as marcas premiadas reforça a importância da PICCADILLY no mercado externo e reconhece os passos que a marca trilhou até o momento. “A importância PICCADILLY no mercado externo é muito significativa. Atuamos globalmente há muitos anos exportando não apenas nossos produtos, mas sim a nossa marca, que se tornou destaque em muitos países nos diferentes continentes. Fico muito orgulhosa do belo trabalho feito há muitas mãos por tantos anos e de termos construído uma marca brasileira com tanta relevância internacional, reforçando a importância da beleza com conforto, encorajando as mulheres do mundo inteiro. Este prêmio coroa o trabalho diferenciado que nossa equipe tem feito”, comenta Cristine. “Este prêmio é de grande importância, pois valoriza o excelente trabalho da empresa e o seu diferencial entre os concorrentes”, complementa.
A premiação objetiva reconhecer narrativas de sucesso de empresas que, com inovação e estratégia comercial eficiente, contribuem para consolidar a presença do Rio Grande do Sul no mercado internacional, mesmo diante de um cenário socioeconômico desafiador. Sendo assim, a PICCADILLY reforça sua relevância num seleto grupo de players distintos que superaram os desafios do comércio exterior em 2020, para levar os seus produtos e/ou serviços brasileiros no mercado internacional.