O Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas dos últimos tempos. A falta de chuva vem afetando diversas regiões, inclusive muitas cidades já emitem alerta com risco de desabastecimento de água. E para piorar ainda mais, o número de queimadas em áreas de Mata Atlântica foi a maior dos últimos 15 anos no país, com mais de 11,2 mil focos de incêndio em locais com a presença do bioma, em todo o território nacional, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
É pensando em uma maneira de conscientizar, de forma lúdica, a franquia Acquazero – especializada em limpeza ecológica automotiva – desenvolve ação com o público infantil através da distribuição gratuita de adesivos educativos sobre os cuidados com o planeta, preservação da natureza e a adoção de um modo de vida sustentável.
“Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e devemos nos atentar para isso imediatamente, não nos preocupando só com o legado às próximas gerações, mas com atitudes imediatas”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, maior rede de estética automotiva do Brasil.
De pequeno que se aprende
Mol conta que buscou aproximar o tema de conscientização com os pequenos, justamente por serem as mais impactadas pelo desequilíbrio ecológico. “Além do mais, aproveitamos a data do Dia da Criança (comemorado em 12 de outubro) para enfatizar esse alerta de cuidados que podem ser começando inclusive dentro de casa”, diz.
Os adesivos são lembretes coloridos e ilustrativos, uma ferramenta divertida e didática ao mesmo tempo que apoia as famílias na orientação para o enfrentamento da crise hídrica. Eles estimulam a imaginação e alertam sobre atitudes simples do cotidiano que impactam no cuidado ao meio ambiente.
Em algum deles é possível encontrar dizeres como: Banho rápido é gostoso e ajuda o planeta; Você fechou a torneira para escovar os dentes?!; Vai sair, não esqueça de apagar a luz; Nesse carro ninguém joga lixo pela janela, entre outras frases.
O empresário pontua que os adesivos serão distribuídos pelas unidades Acquazero participantes, tanto nos negócios delivery, bem como nas lojas físicas em todo o país até o próximo dia 30.
Franquia sustentável
O comportamento do consumidor reflete no mercado, levando marcas e empresas a entrarem nesse universo consciente, como é o caso da Acquazero. Criada em 2009, a empresa seguiu a linha ecológica, e desde então vem realizando serviços de estética automotiva utilizando o mínimo de água – como, por exemplo, a lavagem ecológica que usa apenas 300 ml.
Com 640 unidades ativas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, Mol estima que, em média, apenas com a limpeza ecológica, as unidades atendam 75 mil clientes ao mês, e isso gera uma economia de pelo menos 20 milhões de água – no mesmo período.
“Ainda se faz necessário trabalhar com campanhas de conscientização ambiental. Cada pessoa deve fazer sua parte e precisamos relembra-los que hábitos simples, do próprio dia a dia pode fazer a diferença amanhã”, conclui o empresário.