O Brasil tem a população que mais troca de carro no mundo. O levantamento Connected Car Industry Report, realizado pela Telefônica, mostra que o ciclo de vida do veículo no país é de 1,7 ano, além de possuir uma das maiores frotas de veículos do mundo, segundo o IBGE, com mais de 58 milhões de automóveis, cujo número triplicou nos últimos 10 anos. A título de comparação, no Reino Unido e nos Estados Unidos o tempo que o motorista fica com o mesmo carro antes de comprar um novo é de 3 anos. Os números do mercado de veículos seminovos são tão expressivos que em 2020, de acordo com os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a venda de seminovos representou 83% de todo o mercado.
Com base nas informações do mercado de usados no país e observando as dificuldades, riscos e depreciações abusivas no momento de negociar um veículo, o empreendedor Márcio Leitão começou a pesquisar novas formas de diversificar os modelos de negócios do setor e criou uma metodologia inédita no segmento automotivo, a BMZ Concessionárias Digitais, que é a primeira e maior rede de franquias de concessionárias digitais do Brasil.
O empreendedor entrou no segmento automotivo há mais de 15 anos quando abriu seu primeiro negócio, uma empresa de limpeza de veículos. Ao conhecer mais sobre o setor, o empreendedor encontrou uma forma de diferenciação no mercado ao prestar assessoria na compra e venda de carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais prática, justa e segura. A princípio, Márcio Leitão começou a oferecer o serviço para amigos, mas logo conseguiu clientes e percebeu que a atividade era um negócio lucrativo quando a renda obtida na venda de um carro ultrapassou a renda mensal da empresa de lavagem. Ao longo dos anos, a carteira de clientes foi aumentando e o empreendedor passou a atender pessoas de todo o território nacional. “Acredito que grande parte do processo de crescimento se deve à transparência do serviço prestado, pois a venda de carros usados e seminovos é um mercado bastante poluído”, conta o fundador e CEO do Grupo BMZ, Márcio Leitão
Comum nos Estados Unidos e na Austrália, os “auto brokers” ou corretores de veículos, como chamamos no Brasil, atuam em todas as etapas que envolvem a compra e venda de um carro, é ele o profissional especializado e capacitado para intermediar negociações automotivas entre comprador e vendedor. “Os corretores de veículos se destacam tanto nos EUA que as concessionárias americanas instituíram setores especializados somente para o atendimento desses profissionais”, complementa o empreendedor.
Apoiado no crescimento do franchising no setor de serviços automotivos, a BMZ Concessionárias Digitais espera ter 250 franqueados até o final de 2021 e 1.200 em 3 anos, atualmente a franqueadora conta com 200 unidades presentes em todos os estados do Brasil. A estimativa é que até dezembro deste ano o faturamento atinja R$19 milhões e sejam negociados 51 mil veículos até 2024, movimentando um volume de R$ 3,3 bilhões. “A Fenauto divulgou recentemente que a venda de automóveis leves usados e seminovos cresceu mais de 62,3% no primeiro semestre deste ano em relação à 2020. Neste primeiro semestre já foram vendidos mais de 7 milhões”, afirma Leitão.
Conectados por meio de uma concessionária digital viabilizando negociações seguras, práticas e eficientes. “Os corretores de veículos são preparados e treinados a partir de uma metodologia internacional para interpretar e entender as expectativas e necessidades de cada cliente, oferecendo a ele um processo seguro e rápido”, explica o gestor
Após a captação dos veículos, todos passam por um processo de vistoria e após a aprovação, são colocados na plataforma digital da BMZ, acessada por todos os franqueados. Assim que a negociação for concluída o corretor se encarregará também de toda burocracia, como checagem de multas, débito e documentos de financiamento.
Com taxa de franquia de R$ 25 mil e capital de giro de R$ 8 mil o investimento pode chegar até R$33 mil na modalidade home e um prazo de retorno que varia de 6 a 8 meses, o trabalho conta com uma concessionária digital e, por isso, não há estoque físico. Ainda, os custos são baixos, visto que os franqueados não necessitam de ponto comercial e não necessitam de comprar carros para revender que podem sofrer depreciação do capital imobilizado em estoque físico, assim como contratar funcionários e demais custos operacionais aplicados ao modelo tradicional. “A BMZ ainda oferece benefícios exclusivos aos franqueados como, garantia de 1 ano em todos os veículos comercializados pela rede, condições diferenciadas para financiamento, parcerias com corretoras de seguros e blindadoras”, destaca Marcio Leitão.