Segmento de limpeza cresce e se torna opção para quem quer investir no negócio próprio

Empresários comentam aumento da procura pelos serviços de higienização desde o início da pandemia

Freepik/master1305

Uma das mudanças de hábito mais significativas após a chegada da pandemia foi a maior atenção com a limpeza de ambientes. Da necessidade de lavar as mãos, incluindo debaixo das unhas, ao cuidado com os objetos e compras, passando pela frequência maior de faxinas, tanto em ambiente doméstico como no empresarial, nunca se falou tanto em higienização. O momento é bastante oportuno para investir no setor, já que essa mudança na rotina de higiene veio para ficar e muitas pessoas, em busca de uma segurança maior, têm optado por serviços de limpeza que algumas franquias oferecem.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza (Abralimp), realizado no ano passado, o número de empresas do setor saltou de 38.471 para 49.838 e o faturamento, de acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para o primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 6,6% quando comparado com o mesmo período de 2020. De acordo com empresários que estão envolvidos no segmento, a tendência é que a demanda continue crescendo, já que uma das vantagens de se investir neste mercado é que as redes de franquias são mais acessíveis do que outros modelos disponíveis.

Fritz Paixão, CEO da CleanNew, especializada em higienização e blindagem de estofados que atua em formato home based, notou um aumento de 80% no faturamento em 2020 em comparação com o ano anterior. “Apesar de tantas consequências negativas para o Brasil e para o mundo, a pandemia também trouxe algumas oportunidades e, como um dos pilares da nossa rede é proporcionar saúde e qualidade de vida para os nossos clientes, contratamos mais de 100 funcionários e nosso faturamento foi de R$20 milhões. A expectativa é finalizar o ano de 2021 com alta de 70% e mais 20 lojas, chegando ao total de 50 unidades”, conta. Além disso, a CleanNew passou a oferecer serviços de esterilização durante a pandemia, visto que, com a mudança nos hábitos de higienização, esse mercado mostrou-se com grande potencial a ser explorado.

Já na Limpeza com Zelo, rede de franquias que oferece serviço de desinfecção, que elimina bactérias e vírus do ambiente, o aumento foi de 35% em 2020, período em que também criou um e-commerce e implementou softwares de gestão, que facilitam o fluxo de trabalho e a comunicação com o cliente, incluindo o pós venda. A expectativa é abrir 24 novas operações e encerrar o ano com um faturamento de R$40 milhões, R$20 milhões a mais que em 2019.

Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, diz que sempre foi enfático no quão importante é a higienização dos ambientes, não apenas por questões estéticas, mas principalmente pela saúde e que, com a crise, as pessoas têm se atentado mais a este fator, o que reflete no aumento da demanda pelos serviços. “Serviços de limpeza são uma necessidade, os benefícios da limpeza no ambiente de trabalho são inúmeros: favorece a qualidade de vida dos colaboradores; gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e mercado; proporciona a conservação dos equipamentos e materiais; facilita a localização dos equipamentos; gera conscientização e disciplina; minimiza acidentes de trabalho; reduz perdas, desperdícios e custos operacionais; contribui com o meio ambiente e, por fim, maximiza a performance e entrega de resultados. Nossa empresa é líder no sistema de limpeza pela Saúde , o que nos dá uma grande vantagem competitiva”, finaliza.