Há 18 meses o Brasil e o mundo lida com a pandemia. Os efeitos que ela teve sobre os diferentes âmbitos socioeconômicos são perceptíveis: desemprego, crise econômica e o aumento da inflação sentido a cada ida ao mercado. Com o avanço da imunização coletiva, o cenário econômico começa a se reerguer gradualmente. Como um novo passo para o cenário pós-pandêmico, seja por conta do desemprego ou como tentativa de abraçar novas oportunidades, muitas pessoas têm aberto seus próprios negócios.
O franchising, dentro do contexto econômico atual, tem se mostrado como uma opção para empreender. De acordo com dados fornecidos no último dia 13 de Setembro, pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do ramo de franquias teve variação positiva de 48% no segundo semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado. Além do progresso da vacinação no Brasil, a aderência ao comércio digital e a alta dos índices de confiança empresarial e do consumidor são apontadas como fatores significativos para a recuperação e desenvolvimento do setor.
O especialista em Carreiras e franchising Rogério Silva comenta sobre as expectativas e vantagens de investir em uma franquia:
“Ao adquirir uma franquia, a pessoa está investindo em um modelo de empreendimento já testado e que, muitas vezes, já é conhecido pelo público e há outros franqueados que ele pode consultar acerca dos desafios e benefícios do negócio. Além disso, nessa fase de recuperação econômica, ter apoio da franqueadora para garantir a segurança do estabelecimento é um diferencial”, analisa o CEO do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos.
Veja e se inspire em 3 franquias baratas para investir e virar o dono do seu próprio negócio ainda em 2021:
A Minds Idiomas lançou neste ano o modelo do Coworking! Em que com 69 mil reais é possível ser dono da sua própria unidade e trabalhar com o ativo mais importante no cenário atual: a educação para a conquista de um emprego. (Foto: Divulgação)
Rede de ensino de idiomas, a Minds Idiomas lançou o modelo de microfranquia que pode ser instalado em coworkings , tirando a necessidade de um ponto comercial fixo. Atualmente a rede tem 70 unidades em operação, o faturamento mensal pode chegar a até 30 mil reais, e com esse modelo a mão de obra é reduzida. Fazendo com que os custos “caibam no bolso”.
Investimento inicial: a partir de R﹩ 69 mil
Faturamento médio mensal: R﹩ 35 mil
CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Rogério Silva assumiu a cadeira de CEO da rede de cursos profissionalizantes,CEBRAC, na pandemia, e expandiu o negócio com o novo modelo de negócio S-Edtech que possibilita uma escola com metragem menor e faturamento média mensal de até 100 mil reais. (Foto: Divulgação)
Rede de cursos profissionalizantes. O S-edtech é um modelo mais enxuto de franquias e conta com a plataforma Plataforma Pronline, que permite também às escolas o gerenciamento do ensino a distância e presencial. O CEBRAC conta com mais de 80 unidades em todo o país, e traz a possibilidade do novo franqueado trabalhar com diversos cursos profissionalizantes. Ampliando, dessa forma, o número de alunos para as unidades e o encaminhamento desses estudantes para o mercado de trabalho por meio do Cebrac Empregos.
Investimento inicial: a partir de R﹩ 195 mil
Faturamento médio mensal: R﹩ 100 mil
Rede de agências de intercâmbio, a TravelMate tem mais de 20 anos de existência e é associada à BELTA (Associação das Agências de Intercâmbio no país). O negócio se mostra em alta, principalmente com a reabertura dos países nesse cenário de vacinação (Foto: Divulgação)
A Travelmate é associada à Belta – Associação Brasileira de Agências de intercâmbio e conta com mais de 60 franquias no Brasil e também unidades no Canadá, em Portugal e na Austrália. Os modelos disponíveis são o Express, Premium e Master. Seus Diretores são Eduardo Heidemann, e Alexandre Argenta, ambos com experiência de mais de 20 anos em intercâmbio e com vivência no exterior.
Investimento inicial: a partir de R﹩ 40 mil