Como fazer o planejamento estratégico do escritório contábil

Maior rede de franquias de escritórios de contabilidade da América Latina, NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, explica

Você se vê, em meio a tanto trabalho, sem tempo para pensar no seu negócio, investir no planejamento estratégico e procurar oportunidades de crescimento? Ocorre que são raros os momentos em que o profissional de contabilidade se permite pensar na carreira, no futuro, na inovação e em soluções para facilitar a gestão de sua rotina.

O que acontece, muitas vezes, é que o contador está habituado a velhas práticas, passadas de geração em geração. Se, antes dele, os processos eram feitos em papel, por que mudar?

Pois saiba que as grandes tendências para a área de contabilidade são globalização, profissionalização, integração de canais de comunicação, segmentação e trabalho em rede. Mas para alcançar tudo isso, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico com metas definidas para seu negócio e adotar ferramentas digitais como um sistema de gestão, NTW Manager e o NTW Quality.

O planejamento estratégico visa dar instrumentos para o alcance das metas do seu escritório. Mas, antes disso, é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados.

Pela sua importância e abrangência, o planejamento estratégico deve ser desenvolvido pelos líderes da empresa, para fortalecer ideias e intenções de maneira flexível. De acordo com Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneos em estratégia e também professor na Harvard Business School, estratégia é o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar posição em determinado setor, enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.

“O tripé Missão, Visão e Valores é um recurso poderoso, no planejamento estratégico, para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados e atrair colaboradores engajados. Esse trio representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização. Definir esses conceitos é o ponto de partida do planejamento para a inovação”, comenta Walter Teixeira, Cofundador da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial.

Os conceitos ajudam as organizações a definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe. Além disso, são úteis porque permitem que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.