As feiras de franquias trazem oportunidades aos empreendedores que em um único local podem conhecer diferentes propostas e modelos de negócios para investir em um curto período de tempo.
Com a proibição de aglomeração em eventos, ocasionado pela Covid-19, as feiras virtuais ganharam espaço no mercado desde o ano passado e foram e são uma opção bastante atrativa para conectar marcas e investidores, um bom exemplo é a Feira Virtual de Franquia, que foi lançada em julho de 2020 com mais de R$ 3 milhões de negócios realizados. Porém, com o avanço da vacinação no Brasil, está cada vez mais próxima o retorno do formato de feiras que vivíamos antes da pandemia começar, olho no olho.
É pensando nesse novo “normal” que as feiras presenciais já se organizam através de novos formatos para voltar com as exposições ainda este ano. É o caso da FranchiseB2B, organizada pela NX Franquias, núcleo pertencente à holding Encontre Sua Franquia, programada para ocorrer no dia 25 de novembro, das 9h às 21h, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo.
Esse modelo de feira faz parte do portfólio do NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias por se tratar de uma estratégia importante de contato físico, oferecendo aos franqueadores e expositores a oportunidade de apresentar seus negócios de modo confortável, presencial e seguro, já que muitos ainda preferem negociar “olho no olho”.
“Temos experiência nesse tipo de evento e sabemos quais as estratégias são necessárias para potencializar leads e evitar “no show”, a tecnologia sempre será nossa aliada daqui pra frente, mas as feiras presenciais sempre se farão necessárias. Para isso, desenvolvemos um modelo de excelência”, afirma Ricardo Branco, diretor executivo da FranchiseB2B.
Novo formato
A feira será realizada no formato de mesas de negócios, onde o expositor tem um espaço para apresentar sua franquia de modo assertivo, com horários pré-agendados.
O visitante tem acesso gratuito e ao chegar será recepcionado para o credenciamento e depois direcionado para a reunião em questão.
As reuniões são individuais e os consultores poderão apresentar o negócio, bem como tirar as dúvidas dos participantes, tendo a duração em média de 30 minutos para cada interessado em abrir uma franquia.
Branco pontua que o interessante desse formato de feira é que o candidato tem a chance de agendar encontros com diversas marcas. Diferente das feiras convencionais, aonde o investidor vai para a feira sem saber exatamente quem está expondo.
“Na Franchise B2B é necessário reservar um horário da reunião, através de inscrição previamente no site e procurar as marcas que tem interesse. Outro ponto importante é que a feira estabelece um novo conceito de relacionamento entre franqueadoras, franqueados e futuros empreendedores, com baixo custo para o expositor e gratuito para o visitante”, diz o diretor.
O empresário conta que é esperado uma média entre 1 mil a 2 mil pessoas, com a participação de mais de 70 marcas nesta primeira edição.
Absorvendo conhecimento
Durante a FranchiseB2B os interessados poderão participar da Sala do Conhecimento. Ao longo do dia ocorrerão palestras com renomados empresários do mercado de franchising.
No final da manhã haverá palestra com Daniel Bernard, CEO da NetPlan Consultoria, que abordará o tema: O mundo do franchise. Já no início da tarde é a vez de Edson Ramuth, CEO do grupo Multifranquias vai falar sobre o Mercado das microfranquias. Em seguida, é a vez de Marcelo Shulman, CEO da Vitaderm Cosmésticos discorrer o tema: O sonho de empreender.
O empresário Marcelo Martins falará sobre os cuidados na compra de uma franquia. Frederico Lucio da Silva, gestor de tráfego e performance mostrará sobre as estratégias de marketing na era da transformação digital. E para encerrar o ciclo de palestras, Henrique Mol, CEO do grupo Encontre Sua Franquia e um dos idealizadores da FranchiseB2B abordará o tema: Dando a volta por cima, que venha 2022!