O Habib’s, maior rede de alimentação rápida genuinamente brasileira, acaba de fechar uma parceria com a Microsoft para migração de toda a infraestrutura de tecnologia e armazenamento de dados da companhia para plataforma em nuvem. A medida irá proporcionar benefícios aos clientes e colaboradores do Habib´s, que passam a contar com serviços de tecnologia de alta disponibilidade, mais ágeis e seguros, além de acesso a uma série de ferramentas Microsoft que permitirão o avanço em ciência de dados.
“Esse é mais um passo importante do nosso processo de transformação digital. Com a tecnologia que nos será oferecida, teremos acesso a um sistema integrado que nos permitirá ter uma visão 360º do negócio para atuarmos de maneira mais inteligente e preditiva. Estamos falando de velocidade no processamento de dados e custo mais baixo de operação”, afirma Bruna Saraiva, Diretora de Estratégia do Habib´s.
Todos os serviços, sistemas e arquivos do Habib’s como, ficha técnica de produção, cadastro de clientes, pedidos de reposição e controle de estoque, estarão na nuvem e poderão ser processados e acessados remotamente. Serão cinco meses para realizar a migração completa de todo o data center físico para a infraestrutura da Microsoft.
No que diz respeito à segurança de dados, o novo sistema nasce seguindo os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com esse movimento, o Habib´s acredita que conseguirá entregar um atendimento cada vez mais personalizado aos seus clientes, com produtos e promoções adequadas aos diferentes perfis. A inteligência no uso de dados também irá garantir mais eficiência em toda a cadeia de suprimentos.
“A tecnologia tem um poder transformacional vasto. Assim, as operações do Habib’s deverão contar não apenas com a capacidade de armazenamento e segurança, mas com o potencial da implementação de uma estratégia baseada em dados que permitirá mais assertividade e melhor experiência tanto para os colaboradores da companhia, quanto para os consumidores finais”, comenta Priscyla Laham, Vice-Presidente de Vendas para o Mercado Corporativo & PME da Microsoft Brasil.
Com a adoção de uma cultura digital em toda a empresa a partir da nuvem e da utilização de recursos para análise e gerenciamento de dados, o Habib’s terá a capacidade de geração de insights valiosos para a condução do negócio a partir do uso da Inteligência Artificia e Machine Learning (aprendizado de máquina, em português). Com elas, será possível, por exemplo, personalizar toda a jornada da jornada do consumidor, a fim de aumentar as vendas on-line, além de aprimorar a experiência nos restaurantes. Ainda, o Habib’s deverá contar com recursos avançados de desenvolvimento como uma arquitetura de microsserviços que garante ainda mais escalabilidade e proteção contra falhas.