Neste segundo semestre de 2021, a capital paranaense vai inaugurar a sua primeira franquia da Ensina Mais Turma da Mônica, uma rede de apoio a alunos do ensino fundamental licenciada da Mauricio de Sousa Produções. Junto com os personagens da Turma da Mônica, alunos do 1º ao 9º ano vão aprender português, matemática, programação e robótica. A inauguração acontece neste mês de julho. A unidade fica em Santa Felicidade, bairro da região noroeste de Curitiba.
A metodologia, que existe desde 2012, já tem mais de 250 franquias em todo o Brasil. Com a nova unidade, o Paraná completa sete instalações da Ensina Mais, que faz parte do Grupo MoveEdu, o maior grupo de cursos profissionalizantes do país.
Motivados pelo sonho de crescer e empreender, o casal Priscila Regina da Silva e Lucio Luiz Corrêa da Silva veio do Rio de Janeiro para trazer a novidade a Curitiba. Lucio, que é educador e empresário, conta que as aulas seguem o modelo híbrido com conteúdos digitais, interativos e ensino individualizado. “O principal diferencial está na avaliação pedagógica de cada estudante, que permite o desenvolvimento de um plano personalizado e o nivelamento dentro da metodologia, respeitando as habilidades e o interesse do estudante”, explica.
“Na Ensina Mais o trabalho é personalizado. Ainda que na sala de aula haja várias crianças, cada uma tem um computador, com acesso ao conteúdo específico determinado a partir do plano pedagógico individualizado, material didático de suporte e o professor de apoio”, afirma Lucio.
O franqueado ainda destaca que, aos professores, é dada a liberdade de utilizar outros materiais, além dos livros didáticos, para envolver e desenvolver sempre mais os seus estudantes. “Focamos no desenvolvimento da disciplina e habilidades sociais, emocionais e cognitivas, com realização do potencial máximo de cada estudante”, reforça.
Lucio Luiz fala que a metodologia da Ensina Mais Turma da Mônica se diferencia de um reforço escolar por ir além dos conteúdos aprendidos na escola. “Nós nos preocupamos com a formação integral das nossas crianças e adolescentes”. Como exemplo, ele cita o curso de YouTuber, onde se trabalha o aperfeiçoamento do senso crítico com direcionamento de escolhas de pautas e conteúdos. Também entre os diferenciais, alunos a partir de quatro anos aprendem robótica e, a partir e seis, podem desenvolver seus próprios aplicativos com um ano de aprendizado. “Buscamos incorporar o ensino, adequar as linguagens de acordo com o universo dos estudantes, com os games, histórias em quadrinhos. Essa é uma tendência educacional que também auxilia na fixação de conteúdos”, reitera.
Além de oferecer um espaço inovador de ensino, a unidade da Ensina Mais permite que escolas curitibanas apliquem sua metodologia. “Fazemos parcerias também com as instituições de ensino para preparar os estudantes para um futuro com muitas conquistas”, destaca o franqueado, Lucio Luiz.
Para acompanhar o desempenho das crianças e adolescentes, a Ensina Mais disponibiliza aos pais e educadores um ambiente virtual, com informações atualizadas de desempenho e progresso dos estudantes para acompanhamento integral.