Investir em uma franquia nova ou em uma unidade de repasse? Esta dúvida surge com bastante frequência quando o empreendedor está na fase de análise de ter seu negócio próprio. E a resposta é: as duas opções são interessantes, porém há um receio maior quando se fala sobre unidade já em funcionamento. Mas é apenas algo que precisa ser desmistificado, afinal há muitas vantagens de investir em uma franquia de repasse sendo uma boa oportunidade de negócio.
Em primeiro lugar, não quer dizer que a venda de uma franquia em funcionamento é por motivos de resultados ruins, muitas vezes há outras questões, como incompatibilidade do franqueado, encerramento do ciclo da parceria entre franqueadora e franqueado, mudança de cidade do empreendedor, enfim, é necessário avaliar principalmente os resultados da unidade e se positivos, pode ser uma maneira vantajosa do empreendedor iniciar o seu projeto no franchising.
“Quando o franqueado opta por investir em uma unidade já em operação tem alguns benefícios, como ter acesso a uma carteira de clientes já ativa, não precisará arcar com custos de instalação e obras, por isso os custos são reduzidos, contará com uma equipe já treinada, enfim, é só entrar e trabalhar para fortalecer ainda mais a marca na região”, afirma Luzia Costa, fundadora da rede de franquias, Sóbrancelhas.
Outro pronto que o investidor precisa avaliar é o ponto comercial e todo o know how que a franquia oferece para quem decide optar por esse negócio, além de observar se a marca é conhecida na região da unidade em funcionamento.
Quem estudou bastante em adquirir franquias de repasse foi o empreendedor Gerson Valieri, franqueado da Sóbrancelhas há três anos, iniciou sua parceria com a marca com um quiosque, e enxergou neste momento de crise, grandes oportunidades para adquirir novas unidades. Atualmente, Valieri, conta com cinco operações, sendo quatro de repasse.
“Iniciamos este projeto de investir em unidades em funcionamento, pois acreditamos ser o melhor negócio no momento de pandemia. Os benefícios são de as lojas já terem os clientes que utilizam a marca. Os pontos positivos são a motivação levada aos funcionários e a melhora de resultado que já conseguimos com um mês de trabalho, por exemplo”, completa o franqueado.
Gerson ainda destaca que como qualquer franquia é preciso colocar a mão da massa. “É preciso dedicação ao seu negócio e gostar do que faz sendo unidade do zero ou repasse. Como qualquer negócio é preciso sempre acompanhar a produtividade, avaliar equipe se é necessário uma reciclagem e assim por diante”.
Segundo a Luzia, uma franqueadora que decide repassar unidades tem em suas mãos uma grande vantagem para toda a rede, pois reforça o quanto vale a pena investir na marca que é consolidada no mercado, dando oportunidades para os investidores já iniciarem com uma unidade que está em funcionamento, oferecendo menos riscos.
Atualmente, a rede Sóbrancelhas conta com mais de 180 unidades pelo Brasil, Argentina e Bolívia, e pretende alcançar um crescimento de 50% nos próximos dois anos.