A pandemia trouxe ao mercado a necessidade de adaptação. Empresas precisaram reinventar seus modelos de negócios, produtos e serviços, para se adaptarem à nova realidade e manterem as vendas. A Acquazero, rede de franquias de estética automotiva e limpeza ecológica, foi uma delas e acertou em cheio na estratégia.
A marca apostou em novas soluções para limpeza residencial e, com isso, não só conseguiu manter, como ainda, garantiu crescimento nas vendas, além de ter captado novos franqueados.
Em julho do ano passado, a Acquazero lançou dois serviços: higienização de estofados, colchões, tapetes, carpetes e superfícies de couro, além de impermeabilização de estofados e tapetes. A grande sacada foi, e continua sendo, o apelo de mercado; ambos impedem a proliferação de microrganismos, como fungos, bactérias, ácaros e vírus como a Covid-19, e até mesmo, prolongam a durabilidade do objeto ou imóvel trabalhado.
“Grande parte dos nossos franqueados agregaram os serviços no portfólio, com isso, eles atingiram um aumento de 25% na média de faturamento. Inclusive, muitas pessoas se interessaram por essas soluções e se tornaram franqueados da rede. Foi uma tática que, em menos de um ano, trouxe benefícios para todos”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede.
Com mais de 460 franqueados por todo o Brasil, hoje, a limpeza residencial já representa 40% do faturamento da franqueadora gerado através do e-commerce e APP da marca.
Delivery
As novidades foram disponibilizadas para todos os franqueados que também atuem com delivery, sejam operações no sistema home office ou loja física. Esses franqueados também continuam trabalhando com os tradicionais serviços automotivos, como, lavagem ecológica – carro chefe da marca; cristalização dos vidros, enceramento, oxi-sanitização, entre outros (são mais de 15).
Hábitos de higiene mais rigorosos
Mol justifica tal crescimento devido à mudança no hábito de higiene e limpeza da sociedade. “A pandemia trouxe essa preocupação às pessoas. Para evitar a contaminação, elas estão mais rígidas com cuidados fora e dentro de casa. A higienização dos ambientes, por exemplo, vem se tornando tão essencial, quanto ao uso do álcool em gel; o que vem fazendo com que os nossos serviços estejam cada vez mais em alta”, justifica.
A população tem priorizado tudo o que se mostra eficiente para combater e controlar o coronavírus, e assim, investindo mais em soluções de limpeza e desinfecção – seja trabalho ou produto.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), sobre o setor de serviço de limpeza, constatou que os serviços terceirizados da área são uma das atividades com maior potencial de crescimento no momento. A ascensão tende a ser generalizada, o que inclui tanto a prestação de limpeza em residências quanto em empresas e indústrias.
Procedimentos e cuidados
Além do combate aos vírus, bactérias e afins, tanto para a higienização, quanto para a impermeabilização, a Acquazero utiliza produtos ecologicamente corretos durante todo o procedimento. Eles não prejudicam a casa, muito menos o meio ambiente. União que só traz benefícios ao cliente:
Higienização de estofados
A limpeza do sofá da Acquazero evita a proliferação de ácaros e fungos, que causam problemas respiratórios.
Higienização de colchões
A higienização dos colchões os mantém limpos, evitando a proliferação dos ácaros do pó, causadores de crises alérgicas e respiratórias.
Higienização de tapetes
A limpeza profunda garante maior durabilidade e beleza, além da saúde e o equilíbrio do ambiente da sua casa.
Higienização de carpetes
Esse serviço remove a sujeira que cai no carpete ou que vem da rua através dos sapatos. O serviço também elimina odores do meio ambiente, bactérias, fungos e ácaros.
Higienização de superfícies de couro
A limpeza profunda do couro recupera e faz com que sua superfície pareça nova.
Impermeabilização de estofados e tapetes
A impermeabilização garante o fechamento das fibras do tecido e bloqueia a passagem de líquidos para o interior do estofado, além de impedir a proliferação de fungos e bolor – já que a umidade não tem como atravessar a superfície do estofado. Fora isso, o serviço promove maior durabilidade ao estofado e tapete.
Expectativa de crescimento
Com a chegada do outono/inverno, aumenta na sociedade casos de doenças respiratórias. Justamente por conta disso, Henrique acredita que a busca pelos serviços, deva crescer ainda mais nos próximos meses.
“Os estofados concentram ácaros, bactérias e uma série de outras impurezas, provocando e intensificando alergias, crises de rinite, espirros e outras reações, por isso, muitas pessoas buscam fazer a higienização correta. Por aqui (rede Acquazero), acredito que deve aumentar a procura, pelo menos, 30% até o fim do inverno”, finaliza Henrique. Fora essa temporada, a aposta é de que a limpeza residencial continue em alta nos próximos dois anos, liderando os demais serviços prestados.
Atendimento on-line
Com o aplicativo exclusivo da marca, o usuário pode agendar os serviços, otimizando seu tempo e recebendo o atendimento em casa. É possível também acessar o e-commerce e fazer o agendamento on-line. Basta indicar a localização, o tipo de serviço desejado, escolher o dia e horário e fazer o pagamento.