“Família é onde tem amor”. Com essa temática nasceu, há um ano, o projeto social Olhar de Maria, uma associação sem fins lucrativos, idealizada pela Maria Brasileira, maior rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos do país, que tem por objetivo ajudar profissionais domésticos, mesmo aqueles que não prestam serviços para a rede, a realizar sonhos e amenizar problemas do dia a dia.
A ideia saiu do papel em um momento muito oportuno, quando ações e atitudes fariam a diferença na vida das pessoas: o início da crise sanitária provocada pela Covid-19, em março de 2020. Ainda como projeto-piloto, a franqueadora lançou uma campanha para arrecadação de alimentos, que chegou a 28 toneladas em poucos dias. Atualmente, o projeto contabiliza mais de 6.500 pessoas beneficiadas, com 205 ações realizadas, em 286 municípios brasileiros.
“Já auxiliamos de diversas formas, desde distribuição de cestas básicas a doações de remédios, de um videogame Super Nintendo – que era o sonho de uma família, de uma passagem de avião para uma profissional visitar o pai em outro estado – que ela não via há dois anos e estava muito doente, material de construção e móveis para famílias que perderam tudo ou quase tudo em enchentes e incêndio, entre muitas outras ações. Essa é a ideia do projeto, trabalhar com sonhos”, explica Cleber Magalhães, gerente do departamento de Gente e Gestão da Maria Brasileira.
No Brasil, segundo a última pesquisa do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2018), mais de 6 milhões de pessoas se dedicam a serviços domésticos como mensalistas, diaristas, babás, cuidadoras, motoristas, jardineiros ou quaisquer outros profissionais contratados para exercer atividades de cuidado dos domicílios e da família de seus empregadores. Desse total, 92% são mulheres – 63% delas são negras, de baixa escolaridade e oriundas de famílias de baixa renda.
“A Maria Brasileira tem como missão facilitar a vida das pessoas. Então por que não fazer um projeto que ajudasse também no dia a dia desses profissionais? Queremos mudar o olhar, atender os sonhos e levar esperança”, completa Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode contribuir com o projeto Olhar de Maria, com doações a partir de R$ 6,00. Mais informações no site www.olhardemaria.org e no instagram do projeto @org.olhardemaria