Se o ano de 2020 foi um divisor de águas para muitos empresários, o movimento na maior rede de franquias de assistência técnica para celulares e venda de acessórios da América Latina não foi diferente. Após um crescimento de 70% em número de franqueados ao longo do último ano, a rede, hoje sob o comando do sócio-diretor Vinicius Rochesk, traça um plano ambicioso para 2021: chegar à marca de 500 franqueados, sendo 90 deles com unidades físicas. O número, embora pareça elevado, está embasado em uma demanda que o executivo sentiu dos próprios franqueados nos últimos meses: a necessidade de se fazer mais presente em pontos de rua.
O modelo de franquia home based, com atendimento delivery, foi lançado oficialmente em 2018 e, desde então, conquistou mais de 350 franqueados para a rede. A lógica por trás dessa empreitada foi que, na época, cerca de 60% do público da Suporte Smart preferia a comodidade de ser atendido diretamente em casa ao invés de se dirigir até a loja. Não à toa esse modelo prosperou em 2020, com mais 150 novos franqueados e um aumento de 37% nos pedidos da rede, reflexo de uma sociedade que, receosa com a pandemia, optou por investir na assistência técnica de aparelhos ao invés de comprar novos.
Agora, em 2021, a retomada será reversa: a prioridade será as unidades físicas, que deverão oferecer também o serviço de assistência delivery. Neste atendimento, o técnico certificado da franquia vai até o cliente com uma maleta repleta de equipamentos e atende as demandas de forma presencial, mantendo a qualidade e agilidade padrão reconhecida da rede. Sim praticidade é a palavra que norteia o modelo home based, visibilidade e rentabilidade são as que dão o tom para as unidades de rua, motivos que fundamentam os planos de Rochesk. Com um faturamento médio mensal que chega aos R$ 40 mil, o valor é até quatro vezes maior do que o conquistado na versão mais móvel.
Da ideia original até os dias de hoje
A rede de assistência técnica é uma evolução da iService Soluções, uma empresa focada em applemaníacos. Natural de Curitiba, a entrada no franchising, em 2017, repaginou o negócio, que passou adotar o nome de Suporte Smart e logo expandiu por todo Brasil com seu modelo de franquia acessível, tanto para os modelos de lojas físicas quanto, a partir de 2018, com o lançamento do delivery. Por conta da mobilidade nos grandes centros urbanos, decidiu se diferenciar das demais empresas e lançar um novo modelo de franquia delivery de conserto de celular, conquistando nos primeiros cinco meses cerca 160 microfranqueados e já operando em todos os estados do Brasil.
A Suporte Smart também se sustenta como uma premissa importante: ser mais do que uma opção de franquia, mas, sobretudo, dar condições do franqueado ganhar dinheiro consertando celulares. Para tanto, a franqueadora disponibiliza uma série de cursos, treinamentos, suportes e encontros online semanalmente com conteúdos para que o investidor possa reverter em mais qualidade e agilidade na entrega do serviço e aperfeiçoe sua visão empreendedora. Atualmente são 360 franqueados, entre home based e lojas de rua, que tem como meta resolver os problemas técnicos em até 40 minutos, além de ofertar mais de 60 tipos diferentes de serviços no catálogo e peças homologadas.