Ser um empreendedor em nosso país é, sobretudo, um ato de coragem. Há cerca de 53,4 milhões de brasileiros que estão à frente de alguma atividade empreendedora, de acordo com o levantamento de 2019 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Costumo comparar o ato de empreender com um malabarista de circo, em que você deve girar vários pratos sem deixá-los cair. Esses pratos são as contas para pagar, recursos humanos, marketing e atendimento, além de novos pratos que vão surgindo durante o caminho.
Há cerca de 5 anos, comecei a empreender no mercado pet no segmento de franquias com a Padaria Pet, que é uma rede especializada em produtos gourmet para cães e gatos. Desde então, consegui compreender como uma boa gestão é essencial para o negócio fluir. Nesse sentido, a franqueadora tem um papel fundamental de ajudar o franqueado para que ele aprenda a ser um verdadeiro gestor.
A decisão do empreendedor em fazer parte de uma rede de franquia deve-se sobretudo em acreditar que uma marca está aliada ao propósito de vida dele, além de que a tal marca carrega a credibilidade e confiança para o mercado.
Investir no mercado pet vale a pena?
O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de produtos para pets, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China. No último ano, o país teve um faturamento de R$40 bilhões, resultando em um crescimento de 13,1% quando comparado a 2019, de acordo com o Instituto Pet Brasil.
Entre os benefícios na escolha de uma franquia no setor pet estão:
- A conexão de uma marca pet consolidada no mercado;
- Assistência na gestão do negócio;
- Maior poder de negociação junto aos fornecedores, o que contribui no aumento de margem nos produtos e serviços;
- Acesso a produtos inovadores com condições especiais de preço e pagamento;
- Estar em um mercado que só cresce ano após ano.
Em quais detalhes o franqueado deve estar atento na operação do negócio?
O ano de 2020 gerou muitas incertezas, devido a pandemia da covid-19, impactando de forma negativa na decisão de começar um novo negócio. Porém, para aqueles que decidiram ir contra a maré e desbravaram no empreendedorismo, as franquias são alternativas interessantes como uma opção de investimentos.
Vale ressaltar que no início do negócio, o franqueado deve ter em mente que é necessário metas pré-estabelecidas de faturamento, vendas diárias nos seis primeiros meses de vida da franquia, e após os seis meses, pensar no próximo semestre e seguir com esse plano.
Com base nessas métricas, é importante observar com atenção o dia a dia da loja, enxergar os detalhes e o que precisa ser feito para melhorar. Nos primeiros meses de operação, visualizar esses detalhes será importante para traçar um plano estratégico.
O franqueado deve estar atento a sete pontos, após a abertura, para ajudar no crescimento do negócio, são eles:
- O número de vendas por dia;
- Valor de vendas diárias;
- Ticket médio;
- Atendimento dos colaboradores;
- Exposição dos produtos e serviços;
- O trajeto que os clientes fazem dentro da loja;
- Quanto tempo o cliente leva para concluir a compra.
Case de sucesso
No início de 2020, a Padaria Pet tinha seis unidades de franquias e terminou o ano com o número total de 18 unidades, totalizando em um crescimento de 200%. Nosso início de 2021 é bastante otimista mesmo diante das medidas restritivas de funcionamento do comércio nas últimas semanas, visto que a rede está prestes a inaugurar mais 5 novas franquias até o mês de Maio desse ano.
Mesmo diante das incertezas de mercado, conseguimos reverter a situação e mostrar aos potenciais franqueados o lado inovador da Padaria Pet, a oportunidade de entrar num mercado em ascensão e a questão do custo e benefício ao aproveitar os valores de locação mais baixos no mercado imobiliário atual.
Atualmente, oferecemos três modelos de franquia: a padrão, express e no formato de quiosques. O investimento médio inicial pode variar entre R$85 mil e R$300 mil.