O efeito da pandemia no mercado de franchising ainda é visto pelas redes de franquias, e também através do faturamento do setor que retrocedeu quase três anos, alcançando um desenvolvimento de 167.187 bilhões em 2020. Porém, ainda sim, este resultado não refletiu em todos os setores.
É o caso do segmento de saúde, beleza e bem-estar que mesmo neste cenário que estamos vivendo, foi um dos destaques atingindo um aumento de 3,1% em seu faturamento. Ou seja, sendo um dos ramos que prosperaram e se tornaram ainda mais uma boa opção para quem deseja ter seu negócio próprio.
Outros dados também fomentam este setor. De acordo com a pesquisa realizada pela Euromonitor International, o Brasil continua sendo o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. “Há alguns motivos importantes para este destaque, como marcas que mesmo fechadas devido os decretos governamentais, inovaram e lançaram novos modelos e estimularam negociações com opções mais acessíveis, além de entregar soluções para a rápida mudança de consumo que mesmo em casa, os cuidados com o bem-estar continuaram sendo prioridade para a qualidade de vida”, explica Luzia Costa, CEO da rede de franquias especializada em estética facial, Sóbrancelhas.
Esse é o caso da Sóbrancelhas, que pretende crescer além dos números de unidades em 2021, e sim, atingir novos mercados com a sua vasta gama de produtos exclusivos e serviços da marca. Atualmente, entre unidades abertas e em implantação, a rede soma mais de 200 franquias.
“Nos destacamos, pois, mesmo com mais de 77% de unidades sem poder realizar atendimentos presenciais, focamos no nosso objetivo que é o cuidado com nossos consumidores mesmo de longe. E conseguimos realizar ações oferecendo nossos produtos de autocuidado, além de vouchers de serviços com descontos especiais para a reabertura”, completa.
Uma nova campanha da Sóbrancelhas que mantém a rede como destaque no segmento que não pára de crescer, é o Programa Parceiros Sóbrancelhas que consiste em vendas de produtos via e-commerce. Uma forma de continuar faturando mesmo com as unidades fechadas. Este é um programa onde cada unidade poderá realizar suas vendas pela loja virtual oficial da marca, por um link exclusivo da unidade e ser comissionado pelas vendas, sem ter que mexer no seu estoque e ter gastos com envio, etc.
A CEO ainda afirma que para se destacar no mercado é necessário acompanhar estudos e tendências para lançar constantemente ações que se adaptam em diversos cenários e assim, contribuir para o contínuo crescimento e desenvolvimento do setor que continuará sendo um dos mais promissores do mundo.