A Pesquisa de Desempenho Setorial da ABF (Associação Brasileira de Franchising) do 1º trimestre mostrou que a queda no faturamento de praticamente metade das franquias (44,2%) foi superior a 25% na segunda quinzena de março de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
Porém, ao analisar o primeiro trimestre como um todo, o impacto foi um tanto quanto significativo: o faturamento das franquias passou de R$ 41,464 bilhões em 2019 para R$ 41,537 bilhões em 2020, ou seja, um crescimento de 0,2%.
Para a clínica de estética AD Clinic, entretanto, a história foi totalmente diferente. Segundo o CEO Rodrigo Nunes, houve um crescimento de 600% no ápice da pandemia. Assim como qualquer tipo de investimento, os empresários apostam em baixa para ganhar quando o setor estiver em alta e, com o cenário positivo e em expansão, os investidores encontraram uma oportunidade.
A AD Clinic, que já possui 70 unidades espalhadas pelo Brasil, começou 2020 com 15 e terminou com 60 clínicas. Para este ano ainda há a previsão de finalizar com 200 unidades em todo o Brasil, levando qualidade com preços acessíveis.
Para o CEO da rede, Rodrigo Nunes, a ideia é não parar de crescer e remar contra a crise que se estende em alguns estabelecimentos por falta de planejamento durante a pandemia do Corona Vírus. “Comecei minha primeira clínica com R$ 5 mil; entreguei panfletos e fiz toda a divulgação; driblar a crise não foi um problema”, comenta o CEO ao informar que já tem muitas reuniões este mês com novos franqueados.