Com o objetivo de potencializar ainda mais a sua presença no mercado, a Calçados Bibi estruturou um modelo inovador de negócio. Com baixo investimento, de R$ 90 mil, o modelo de microfranquia contempla as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia que já estão inclusos no valor. Para este ano, o plano de expansão da marca visa a abertura de, ao menos, 10 unidades deste formato em cidades do interior, com até 100 mil habitantes. Explorando um conceito novo no mercado de franquias, a rede deseja levar a experiência e o know-how da Bibi para lojistas multimarcas que atuam no segmento infantil e que tenham o mesmo perfil e essência da marca. Dessa forma, há um espaço reservado dentro da unidade que será exclusivamente dos produtos da Bibi, enquanto as demais áreas da loja exploram outras categorias para crianças.
Considerando um momento de grandes transformações, muitos modelos de negócio começam a granhar destaque, sendo um deles o de microfranquia, cujo investimento inicial é mais baixo e possibilita grandes resultados. Esse movimento reflete em um aumento no volume de interessados no tema, na venda de unidades franqueadas e no lançamento de modelos com este perfil por parte de redes tradicionais, como a Bibi. Atualmente, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), operam no País 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos).
O projeto da Bibi, por exemplo, foi pensando principalmente para cidades menores que não contam com shopping centers, potencializando a presença da marca em todos os mercados. O município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro a receber uma loja piloto da Bibi no formato de microfranquia. Neste modelo de negócio, a unidade com produtos infantis recebe um mostruário completo, estabelecendo assim a venda exclusiva de calçados e acessórios da marca na unidade, além dos demais itens e peças de vestuário ou brinquedos que já eram contemplados por outros segmentos. Entre os benefícios de investir nesta modalidade, um deles é que os novos franqueados se tornam os embaixadores da marca na região onde atuam. Também recebem apoio com treinamentos, capacitação, auxílio em ações de visual merchandising e gestão de compras, vendas e produtos voltados para o público-alvo do município. A fachada do ponto de operação passa a contar com um logo da Bibi, para que os clientes possam ter a identificação.
“Com a grande aceleração de novos negócios e a transformação no perfil de consumo, nossa rede que hoje tem mais de 130 unidades acelerou ainda mais os planos digitais, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança diante do atual momento. Como prova disso, no ano passado, registramos um crescimento de 151% nas vendas digitais em canal próprio, via e-commerce, e de 207% na rede online, explorando diferentes plataformas, em relação ao mesmo período em 2019. Uma das novidades implantadas nas lojas foi o Bibi em casa, que traz a facilidade de poder escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de casa, oferecendo mais uma opção de compra. Quem ingressa na microfranquia passa a contar não apenas com esse, mas todos os projetos de transformação digital que auxiliam de forma efetiva no aumento das vendas. Com certeza, isso se torna atrativo para os empreendedores que entrarem nesta modalidade. Pretendemos expandir e atingir, em média, mais 10 multimarcas ainda neste ano”, finaliza a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.