A Acquazero, rede de franquias de estética automotiva, foi destaque no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil como a rede que registrou maior crescimento entre as Top 50. A rede possui mais de 420 unidades comercializadas e 388 em funcionamento conforme ranking, o que lhe concedeu a 43º posição. Em 2019 ocupava o 111º lugar.
A Acquazero Eco Wash nasceu em 2009, entrou para o franchising em 2010 e em 2018 foi adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia e, desde então, vem sendo dirigida pelo empresário Henrique Mol. A rede sempre teve como foco principal a Limpeza Ecológica e Estética Automotiva tendo como carro-chefe a lavagem ecológica de veículos utilizando apenas 300 ml de água e uma cera de carnaúba.
Em 2020, a rede integrou aos serviços oferecidos limpeza de embarcações, aeronaves e serviços residenciais. Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos. São soluções de limpeza, conservação e restauração, com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Outro fator que impulsionou o crescimento no último ano foi a tecnologia que a rede já disponibilizava e permitiu a realização dos serviços por meio do delivery de forma eficiente.
Com o aplicativo exclusivo da marca, o usuário pode agendar os seus serviços, otimizando seu tempo e recebendo o atendimento em casa ou no trabalho. Ou ainda optar pelo agendamento em uma das lojas com toda a estrutura para cuidar do seu veículo. É possível também acessar o e-commerce e fazer o agendamento on-line. Basta indicar a sua localização, o tipo de serviço desejado, escolher o dia e horário e fazer o pagamento.
Segundo Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia e Diretor Executivo da Acquazero, foram vários fatores que fizeram com que o modelo de negócio crescesse tanto. “Primeiro porque é um segmento que está atrelado ao setor de limpeza, que teve um crescimento exponencial por conta da pandemia, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a limpeza do ambiente que frequentam, seja escritório, casa ou carro, e hoje nossas soluções são baseadas nisso. Conseguimos aumentar o faturamento das unidades baseado no aumento do ticket médio já que ficou mais fácil vender serviços com valor agregado (antes as pessoas não entendiam da importância), como por exemplo, higienização interna, oxi-sanitização, que é um método de higienização que utiliza o ozônio (O3) para eliminar odores e micro-organismos, inclusive vírus, que insistem em ficar alojados nos ambientes. Todo esse processo também auxiliou na apresentação da marca para o novo investidor”, explica.
E acrescenta: “O delivery, que já existia dentro do nosso modelo de negócio também se potencializou bastante e a tecnologia foi nossa aliada. Já estávamos preparados para essa mudança de comportamento do consumidor, implantamos serviços de tecnologia como o app e o e-commerce em 2019 pensando em novos canais de venda e estratégias de marketing para os franqueados. Com a chegada da pandemia já estávamos pronto para enfrentar o momento”, reforça.
A Acquazero já está presente em todo o Brasil e EUA, já atendeu cerca de 120 mil clientes com 58 tipos de serviços e 170 milhões de litros de água economizados. A cada carro lavado, 320 litros de água são economizados. Segundo Mol, a meta é fechar 2021 com 700 operações.