No Brasil desde 1994, a 5àsec, maior rede de lavanderias do País, amplia atuação e inaugura duas unidades em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e uma na zona sul de São Paulo, capital, localizada no bairro Vila das Mercês. Com as aberturas, a franquia fecha o ano com 442 lojas em operação. O plano de expansão da rede para o próximo ano é de abrir 30 pontos em diferentes estados brasileiros.
A partir do dia 16 de dezembro, os shoppings da capital gaúcha, Borboun Shopping Wallig e o Moinhos Shopping, recebem as duas unidades da 5àsec. Já a loja no bairro paulista Vila das Mercês, abre as portas no dia 21 deste mês.
“Como se sabe, 2020 foi um ano atípico para todos os segmentos, mas por outro lado, a pandemia trouxe novas oportunidades de negócios para muitos empreendedores. No caso da 5àsec, a crise permitiu ampliar a expansão com a implantação de lockers, mais conhecidos como armários digitais, e o modelo de negócio autosserviço. Além disso, o e-commerce da rede cresceu de forma surpreendente. Considerando os resultados dos meses de março a julho de 2020 comparados aos cinco meses anteriores a esse período a marca registrou um incremento significativo, de 335%. Tal fator também estimulou a criação de outro serviço que será lançado em breve”, comenta o diretor de novos negócios e expansão, Alex Quezada.
A rede que contava com quatro modelos de negócios: tradicional, satélite, ponto de coleta e locker, lançou neste ano o modelo de autosserviço que funciona como self-service de lavanderia, ou seja, com o cliente realizando toda a operação, como cadastro e pagamento, pelo aplicativo da rede. A primeira unidade neste formato foi aberta em Belém, capital do Pará, em meados de outubro.
Além das unidades, a 5àsec reforçou o atendimento pelo e-commerce. Atualmente, a ferramenta se tornou mais um meio de vendas para os franqueados aumentarem o tíquete médio e a demanda de clientes. Para ser um franqueado da 5àsec, é necessário investir entre R$ 80 mil e R$ 390 mil, dependendo do modelo de negócio. O prazo de retorno varia entre 24 a 40 meses, sendo que o payback pode variar para mais ou para menos, de acordo com a gestão do operador de franquia, praça e público.