A surpreendente combinação entre chá e cerveja

Revelia Praliné é uma IPA à base do chá vermelho Pu Erh que harmoniza as melhores características das duas bebidas

Cerveja ou chá? Os dois juntos. As notas adocicadas do chá vermelho Pu Erh harmonizam com o sabor amargo da India Pale Ale para produzir a Revelia Praliné, uma cerveja que surpreende pela originalidade. Em lata de 473 ml, o lançamento é uma parceria entre a Tea Shop, a maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil, e a Cruls Cervejaria Artesanal, de Brasília, cervejaria mais premiada do Centro-Oeste. A Revelia Praliné é encontrada nas 34 lojas de chá espalhadas pelo país, nos sites da Tea Shop e da Cruls ou na rede de distribuição da cervejaria no Distrito Federal.

Inspirada na escola cervejeira inglesa com infusão da mescla Praliné, da Tea Shop, a Revelia tem cor avermelhada, é encorpada e elaborada a partir de um conjunto de maltes que trazem toques de caramelo e biscoito. Ao adicionar o chá, a cerveja ganha complexidade e apresenta aromas e sabores de avelã, baunilha e cacau. “Nós fazemos o preparo do chá, seguindo instruções como temperatura da água e tempo de infusão. Depois disso, de ter o chá pronto, a gente faz a transferência desse líquido para a cerveja e aguarda que essa mistura chegue ao seu ápice sensorial. Uma vez alcançado esse patamar, seguimos para o envase da cerveja”, explica Pedro Montes, cervejeiro da Cruls.

Esta não é a primeira vez que chá e cerveja se unem em nome do paladar. Em 2019, a Tea Shop lançou duas cervejas à base dos chás branco e verde, assinadas pela cervejaria Albano, de Belo Horizonte. “A versatilidade é uma das características mais apreciadas do chá”, explica o CEO da marca, Michel Bitencourt. “O chá é um ingrediente que pode ser usado na culinária ou na preparação de drinques e smoothies sem perder a personalidade e acrescentando novas notas”, acrescenta.

Degustação Revelia Praliné

O resultado agradou quem entende. “É uma clássica IPA Inglesa, com as características do chá Praliné presentes e muito bem inseridas, tornando a cerveja agradável para a degustação”, analisa a sommelière e mestre em estilos de cervejas Rafaela De Conti, de Porto Alegre. “Um rótulo imperdível para quem gosta de chás e também para quem gosta de uma boa India Pale Ale”, acrescenta.

Uma sensação semelhante é compartilhada pela especialista Debs Dezotti, de São Paulo, que observou com clareza na Revelia Praliné os sabores do chá e da cerveja: “Tive a oportunidade de experimentar o chá, para identificar bem as características que resultaram na cerveja. Com aromas e sabores terrosos, percebi notas de caramelo e biscoito, passando também por camadas mais complexas como avelã e baunilha. Poder ter o chá junto fez a experiência ainda mais completa.”