McCafé completa 20 anos no Brasil

Rede lança novos produtos para a retomada de operações pós-pandemia

O McCafé, cadeia de cafeterias do McDonald’s, completa 20 anos de atuação no Brasil em 2020. Tendo como estrela um café de alta qualidade, produzido com 100% de grãos do tipo arábica, considerado um dos mais nobres do mundo, o McCafé teve sua primeira unidade do país inaugurada na Avenida Paulista, em São Paulo, e hoje conta com 77 endereços distribuídos por diversos estados brasileiros. No último ano, mais de 93 toneladas de café foram consumidas na rede.

O segmento de café do McDonald’s chegou ao país para atender à crescente demanda do público brasileiro por um produto de qualidade e pelo alto potencial do mercado nacional, que é o segundo maior em consumo de café em todo mundo. Para a retomada das operações pós-pandemia, o McDonald’s lança no cardápio do McCafé produtos que também devem seguir conquistando os consumidores mais exigentes, como muffin de blueberry, tartelete com cobertura de morango ou chocolate e quiche de palmito, além de uma versão mini do famoso pão de queijo da marca. Diante do novo cenário, a cadeia também vem se adaptando e passou a entregar desde junho, em algumas unidades, os produtos do McCafé pelos serviços de McDelivery, Drive-Thru e para viagem.

Além das novidades, o menu da marca conta com o tradicional expresso e variedades como Latte, Moca, Cappuccino, Machiatto, entre outras, e até opções geladas, como os queridos Iced Mix Cookies e Iced Moca Mix. Para acompanhar as bebidas, estão disponíveis produtos salgados e doces, entre eles o pão de queijo, que pode ser encontrado apenas no McCafé do Brasil, adicionado ao cardápio para atender o gosto local.

Certificação Rainforest Alliance

Desde 2015, 100% do café servido nos McCafés e restaurantes McDonald’s no Brasil contam com a certificação da Rainforest Alliance, reforçando o comprometimento da rede em mitigar seu impacto no meio ambiente e promover a sustentabilidade. Para receber a certificação, os produtores e fazendas parceiras precisam seguir uma série de normas baseadas em quatro pilares principais: gestão da fazenda, boas práticas agrícolas, bem-estar dos trabalhadores e boas práticas ambientais. A produção sustentável do café traz, ainda, benefícios importantes como a redução de agroquímicos e para a biodiversidade, como a melhora na qualidade do solo, além do impulsionamento de produtividade com redução de custos.

“Os consumidores estão cada vez mais em busca de transparência em relação à procedência dos produtos que consomem. Quando falamos de café, as pessoas têm buscado mais informações sobre a qualidade e a origem dos grãos, as condições de trabalho no campo, os processos sustentáveis envolvidos e os impactos ambientais e sociais gerados do plantio à embalagem do café. Por isso, fazemos questão de usar nossa escala para apoiar o trabalho desenvolvido pela Rainforest Alliance e temos o compromisso de adquirir apenas o café certificado, que significa que ele foi produzido de acordo com padrões rigorosos que protegem o meio ambiente, capacitam os produtores rurais e apoiam as comunidades locais”, comenta Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Arcos Dorados.

O café certificado pela Rainforest Alliance beneficia todos os envolvidos na cadeia produtiva: agricultores e trabalhadores ganham acesso a meios de subsistência sustentáveis, marcas passam a oferecer produtos de qualidade, varejistas gerenciam riscos com mais facilidade e consumidores passam a ter mais confiança nas marcas e compram produtos alinhados a seus valores pessoais.

“A parceria com empresas como a Arcos Dorados é essencial para complementar o nosso trabalho no campo. Se de um lado temos agricultores investindo para tornar a sua produção mais sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental, do outro temos empresas e marcas comprometidas com práticas de compra responsável, prestação de contas e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Ao comprar um café no McCafé, o consumidor contribui para ampliar o impacto positivo de fazendas e empresas comprometidas com cuidar das comunidades e dos nossos recursos naturais”, afirma Giovanna Garcia, Gerente de Mercados na Rainforest Alliance.